terça-feira, 21 de abril de 2009

Reação às distorções globais

::

da Via Campesina Pará

OAB (Ordem dos Advogados do Brasil-Pará), SDDH (Sociedade Paraense em Defesa dos Direitos Humanos), CPT (Comissão Pastoral da Terra), CJP (Comissão de Justiça e Paz), Mandato do Senador José Nery, Cáritas Brasileira e demais movimentos sociais se reuniram no final da tarde de ontem, 20, para prestar solidariedade ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Em entrevista coletiva, as entidades leram a nota divulgada pelo MST e expuseram o apoio ao movimento social. Enfatizaram que a fatalidade ocorrida no município de Xinguara, como está sendo vinculada por um veículo de comunicação no Brasil, é um exemplo do aumento da criminalização dos movimentos sociais e com o fato tornou-se mais evidente este objetivo.

“Para nós do MST, a imprensa são os olhos da sociedade. A presença da imprensa no local foi importantíssima para que não houvesse mais uma chacina no campo” afirmou Ulisses Manaças da Coordenação nacional do Movimento Sem Terra.

O presidente da SDDH (Sociedade Paraense em defesa dos Direitos Humanos) Marco Apollo Leão, lembrou que as entidades já haviam entregue ao Tribunal de Justiça do Pará no mês de março um documento denunciando esses fatos de terror que uma pequena parcela da sociedade vêm incitando, com desejo caracterizar os movimentos sociais como criminosos.

Este documento foi feito em contraponto a um pedido de intervenção federal no Pará para Tribunal de Justiça do Estado, pela senadora Kátia Abreu da CNA (Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil) e pelo presidente da FAEPA (Federação da Agricultura e Pecuária do Pará) Carlos Xavier.

Dentre os encaminhamentos dados pelas entidades presente na reunião, ficou das entidades divulgar uma nota conjunta sobre os fatos a partir do acompanhamento que já vêm ocorrendo, desde a tentativa de chacina na fazenda Espírito Santo, no sul do Pará, até um grande ato em Belém em solidariedade ao MST e contra a criminalização dos movimentos sociais.

Fonte: Vi o Mundo

::
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: