quinta-feira, 23 de abril de 2009

Le Monde já dilmou

::

por Luiz Antônio Magalhães

A ministra Dilma Rousseff já pode comemorar um apoio de pouco peso eleitoral mas muito peso simbólico. O prestigioso jornal francês Le Monde acredita que a vitória de Dilma nas eleições do ano que vem seria positiva para a democracia brasileira e diz que ela tem a seu favor "a inteligência, força de trabalho e qualidade como administradora". Pelo que se pode perceber, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) anda meio descuidado com as suas bases mais profundas: só falta agora Dilma bater José Serra entre os eleitores brasileiros que votam na França. Para evitar tal vexame, FHC terá de voltar a "amassar barro", como diz o Alckmin, pelas ruas de Paris...

Eleição de Dilma seria simbólica para democracia brasileira, diz "Le Monde"

da BBC Brasil

Uma eventual eleição da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para a Presidência em 2010 seria um "acontecimento duplamente simbólico e lisonjeiro para a democracia brasileira", segundo a edição desta quarta-feira do jornal francês "Le Monde".

"Imaginemos o que Dilma representa: uma mulher, pela primeira vez presidente, oito anos depois da eleição de um operário", justifica o diário.

Em um artigo que traça o perfil e a trajetória política da ministra, o "Le Monde" a apresenta como a ex-militante radical de esquerda que hoje tem a reputação de "dama de ferro" e que é a mais provável candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições presidenciais do ano que vem.

"Você vai ouvir falar dela cada vez mais, de agora até o fim de 2010", diz o artigo. "Porque Dilma --evitemos 'Dilminha', uma intimidade da qual ela não gosta-- está se tornando a grande estrela da política brasileira."

Segundo o "Le Monde", os trunfos da ministra são 'a inteligência, a força de trabalho e as qualidades de administradora". Mas o jornal lembra que seu 'defeito' é nunca ter enfrentado uma eleição.

"Bisturi"

O diário francês afirma que para tentar superar esta desvantagem e se aproximar mais do eleitorado, Rousseff conta com os conselhos e a ajuda de Lula, e está tratando de se tornar cada vez mais conhecida. "Ela está 'metendo os pés no barro". Há vários meses, está em uma acelerada campanha pré-eleitoral, sempre acompanhando o presidente em suas atividades oficiais', diz o Le Monde. "Muitos instrumentos do PT foram colocados à sua disposição para tramar para ela uma rede nacional."

O jornal revela ainda que a ministra passou recentemente por uma transformação em sua imagem. "Alguns cortes apropriados de bisturi rejuvenesceram e suavizaram seus traços. Ela perdeu 10 kg, adotou um penteado mais moderno e mais ruivo, e substituiu seus óculos de miopia por lentes de contato. Ela cuida melhor de sua maquiagem, sorri com mais frequência e usa palavras mais simples em público."

"O 'produto' Dilma está quase pronto para ser vendido", conclui.

O "Le Monde" lembra, no entanto, que apesar da imensa popularidade de Lula, a vitória de Rousseff em 2010 não está garantida. "Ela possivelmente terá como adversário um homem de peso, José Serra, governador de São Paulo e ex-rival derrotado por Lula em 2002."

Fonte: Entrelinhas

::

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: