sábado, 4 de abril de 2009

Procurador diz que já tem como denunciar Dantas

::

Grandis vê sólidos elementos para ação de crime financeiro e lavagem.

por Fausto Macedo

Na reta final do inquérito Satiagraha, o Ministério Público Federal vê "indícios mais do que suficientes, sólidos elementos" para apresentar denúncia formal contra o banqueiro Daniel Dantas e pedir abertura de ação judicial contra ele por crimes financeiros e lavagem de dinheiro. A informação foi dada ontem pelo procurador da República Rodrigo de Grandis, que investiga o controlador do Grupo Opportunity.

Rodrigo de Grandis aprovou decisão da Justiça dos EUA que manteve o bloqueio de cerca de US$ 450 milhões de Dantas depositados em instituição bancária americana. O congelamento, que acolhe recurso do Departamento de Justiça americano, vai perdurar pelo menos até 14 de maio. "A tendência é que o bloqueio seja preservado até o encerramento da ação penal brasileira (contra Dantas)."

O procurador destacou que eventual pedido de prisão do banqueiro "é uma possibilidade". "Sempre existe essa possibilidade em qualquer denúncia, desde que preenchidos os requisitos legais necessários", ressalvou o procurador. Ele explicou que a garantia da aplicação da lei penal e a magnitude da lesão são motivos para a custódia. O procurador não quis dizer se vai pedir a prisão do banqueiro.

Dantas foi preso duas vezes em julho, mas em ambas as ocasiões foi beneficiado pelo ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal, que mandou soltar o investigado.

Grandis assinalou que "não são imprescindíveis" os resultados de perícia em discos rígidos apreendidos no Oportunity. Os arquivos, criptografados, foram enviados em dezembro pela Polícia Federal aos EUA. "Presume-se que os discos possam conter dados importantes, mas se houver muita demora o Ministério Público Federal não vai esperar. O que já existe (de provas) já é suficiente para uma denúncia."

O acusador de Dantas tem acompanhado depoimentos de testemunhas e investigados na PF. Ele estima que em 30 dias estará concluído o inquérito Satiagraha. Grandis poderá denunciar o banqueiro, mas não exclui a hipótese de requerer novas investigações.

O advogado Andrei Schmidt, que defende Dantas, disse não ter sido informado sobre a decisão da Justiça americana. "Não fomos intimados dessa decisão. O caso está sob sigilo." A defesa nega envolvimento do banqueiro com crimes financeiros e lavagem de dinheiro.

Fonte: Estadão

::
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: