terça-feira, 14 de abril de 2009

A cratera da telefonia e outros bichos

::

Nosso capitalismo de compadres

por Luiz Carlos Azenha

Encontro um colega nos corredores do serviço. Cliente da Telefonica, ele decidiu mandar a empresa às favas e trocar de prestadora de serviço. Sem telefone, desde que a crise do Sppedy começou, uma cliente de Bauru saiu às pressas para comprar um celular. Clientes da Telefonica reclamam que não conseguem tratar do problema com seres humanos. A Telefonica atribuiu o problema a "hackers", uma forma eficiente de jogar a culpa em terceiros e não assumir a responsabilidade. E continua anunciando nas emissoras de TV, prometendo serviço que não consegue fornecer.

A Anatel diz que vai investigar.

Pausa para as gargalhadas...

gargalhadas_1_.jpg

Recuperados? Lembrei-me do texto do Luiz Alphaplus, do Polêmica S.A., que publiquei faz um tempão. É sobre as empresas-casca. Ele é engenheiro especializado em telecomunicações:

11/04/2007 07:40

Cratera da Privatização da Telefonia


Para que não caia no esquecimento, vamos registrar como foi a privatização da Telefonia. As operadoras de telefonia são as campeãs de reclamações nos PROCONs. Essas reclamações são retratos do desmantelamento da telefonia no país. A telefonia sofreu um processo de sucateamento desde antes da época das privatizações das teles.

Desde que as operadoras atuais assumiram, o único objetivo é lucrar. Lógico, há algum investimento, afinal as operadoras não podem parar, ou matam a "galinha dos ovos de ouro". Elas fazem de conta que estão preocupadas com a qualidade do serviço prestado (e a Anatel, órgão fiscalizador, faz de conta que controla a qualidade).

Lembro muito bem, no JN em 1998, o Serjão afirmando que a privatização era necessária, para modernizar a rede de telefonia fixa. Nós, como fabricantes, já contávamos com nossos equipamentos mais modernos nas operadoras. Às vezes, equipamentos que ainda não existiam no resto do mundo, já estavam em operação no Brasil. Cobaias de tecnologia? É verdade, mas a tecnologia mais moderna estava presente.

E o Serjão vinha dizendo que a rede de telefonia era ultrapassada, que necessitávamos privatizar para permitir o avanço, para permitir que outras empresas entrassem no Brasil, para trazer divisas, para trazer equipamentos mais modernos, para permitir redução nos preços devido à maior competição. O que ocorreu com o Serjão? O Serjão dividiu a Telebrás em 4 áreas. As Teles foram vendidas a preço de banana.

Os preços negociados não pagavam nem o patrimônio existente, quanto mais o negócio em si, tudo funcionando e rendendo. Ou seja, um negócio de pai para filho. Com financiamento do próprio pai a juros baixos. Negócio assim, até eu quero.

[...]

As vendas somaram por volta de 11,9 bi de dólares, que era aproximadamente o valor do faturamento anual das empresas. Ainda assim, a afirmação do governo na época é de que houve um ágio de 63% (valor recebido com ganho de 63% em relação ao valor mínimo pedido). Existiram boatos que a Embratel foi vendida sem dívidas e com 3 bi em caixa. Será que dá prá acreditar? Não encontrei fonte sobre o assunto.

O que é esse patrimônio que foi "vendido" a um baixo preço?

- Prédios da administração.
- Prédios dos equipamentos.
- Os equipamentos de telefonia e equipamentos de transmissão.
- Os equipamentos de processamento de dados.
- Toda a rede de distribuição.
- Os técnicos especializados (conhecimento, know-how).

Somente para ilustrar, explicando para leigos:

- Os equipamentos de telefonia, que chamamos de "centrais telefônicas" são onde os telefones fixos são conectados. São grandes computadores (alta capacidade de processamento) ou rede de computadores, que realizam o processamento das chamadas (reconhecimento dos dígitos discados), realizam o encaminhamento das chamadas, tarifação por pulso e por minutos e o armazenamento de toda a base de dados dos assinantes (facilidades e características especiais que o assinante possua), além das estruturas de gerência dos vários equipamentos existentes na operadora.

- Os equipamentos de transmissão são equipamentos que conectam as várias centrais telefônicas da mesma operadora ou de outras operadoras, da mesma cidade ou entre cidades, estados e países. A transmissão é feita por cabos, ondas de rádio (entre localidades diretamente ou via satélite) ou fibra ótica.

Observe que a estrutura é muito complexa. Por isso, o valor de patrimônio é alto, principalmente pela tecnologia envolvida.

Se você se lembra, o valor mensal da assinatura era um preço ridículo (R$0,61 em 1994 ou 1995) antes da privatização. O preço dos impulsos era muito baixo, na ordem de 2 centavos por pulso. Hoje, para se conseguir uma linha é barato, mas paga-se um preço alto pela assinatura e pelo uso. Ou seja, aquele valor que pagávamos uma vez, na aquisição, hoje pagamos mensalmente, na assinatura, como se fossem juros e correção monetária.

E o tempo de espera de adquirir uma linha diminuiu? Diminuiu. É quase imediato. Cresceu o número de linhas disponíveis? Até que cresceu, mas cresceu pouco, porque neste mesmo período cresceu a disponibilidade dos telefones móveis (celulares). O celular não tem taxa de adesão e a assinatura mensal é pouca coisa mais cara, além de proporcionar a mobilidade. Não estou mais preso à minha casa. Vou onde quiser com meu telefone.

E os equipamentos de telefonia? Continuam os mesmos de 8 anos atrás, com poucas alterações. Ah! Mas as operadoras investiram muito dinheiro em rede de computadores. Sabe para quê? Para dar melhor capacidade de serviço à área de faturamento. Essa não foi terceirizada.

As "operadoras" não são mais operadoras de telefonia, elas são administradoras. Todos os serviços são terceirizados. A operação e a manutenção dos equipamentos, que são a razão de ser da operadora, são terceirizados. O Telemarketing (que liga para vender serviços e produtos) e o Call Center (que recebe as reclamações) também são terceirizados. Os coitados dos atendentes nem conhecem os equipamentos ou serviços que tentam vender.

Você entende agora o porquê dessa bagunça em nossas contas telefônicas? Tudo terceirizado, como no modelo da cratera do metrô de SP e das crateras nas rodovias em todo o país. Se sua conta apresentou algum erro e você tem de ligar para o Call Center, caia na real. Infelizmente, você caiu na cratera da telefonia brasileira.

O texto completo está aqui

Ah, antes que vocês joguem a culpa exclusivamente nos tucanos, não se esqueçam que as empresas de telefonia fazem o que querem assim como as empresas aéreas fazem o que querem no Brasil. E os bancos, que cobram juros e taxas recordes. Vivemos em um "capitalismo de compadres". Quem é que assume a defesa do consumidor? Quando muito, o Ministério Público.

Recentemente, temendo se juntar a uma causa impopular em ano pré-eleitoral, o presidente Lula não aceitou endossar uma medida que beneficiaria os bancos contra os milhares de clientes que entraram com ações na Justiça pedindo a reparação de índices alterados pelos planos Cruzado, Bresser, Verão, Collor I e Collor II. São 515 mil processos. Porém -- e no Brasil há sempre um porém --, o Banco Central entrou na disputa em favor dos banqueiros. Ou seja, Lula empurrou para o Meirelles.

A petição do BC, de acordo com o jornal Valor, diz: "Justamente em momento de grave crise financeira mundial, em que governos dos mais diversos países têm-se visto obrigados a injetar volumosos recursos no sistema, a fim de evitar danos ainda maiores a suas populações, seria no mínimo temerário infligir às instituições financeiras um débito da magnitude do que se encontra em jogo nesse processo. Seria como andar na contramão do momento histórico".

::

por Luiz Carlos Azenha

Da próxima vez que alguém vier me cobrar uma conta eu usarei esse argumento apontando o dedo para o credor: Você está na contramão do momento histórico!

Experimente andar na contramão, bater o seu automóvel e matar alguém...

Se bem que o Edmundo fez isso e está soltinho da silva. Alguem realmente acredita que ele vá cumprir um dia de pena?

Enquanto isso, o presidente Lula, o José Sarney e o Gilmar Mendes prometem dar um fim a esse estado policial que ameaça nossos direitos.

Nova pausa para gargalhadas.

Linklaughing_dog.jpg

Fonte: Vi o Mundo

::
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: