quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

“O Mundo segundo a Monsanto”

::

Por Redação Revista Fórum


Nesta quarta-feira, 10, a Frente Parlamentar da Terra, coordenada pelo deputado Adão Pretto, exibe o filme e lança o livro “O mundo Segundo a Monsanto”, da jornalista francesa Marie-Monique Robin. O trabalho foi finalizado após três anos de pesquisa, quando a jornalista catalogou as ações da Monsanto e as relações políticas estabelecidas que permitiram a liderança da multinacional no mercado de sementes. A organização de direitos humanos Terra de Direitos é uma das apoiadoras do evento de lançamento.
Tanto no livro quanto no documentário, a jornalista traz depoimentos de cientistas, políticos e advogados e informações conseguidas em viagens à Grã-Bretanha, Índia, México, Paraguai, Vietnã, Noruega e Itália. Para Robin, a influência da Monsanto chegou até mesmo a Casa Branca durante o período de Guerra Fria. Donald Rumsfeld, ex-secretário de Defesa do governo Bush júnior, dirigiu a divisão farmacêutica da companhia. Em 1942, o diretor Charles Thomas e a empresa fizeram parte do Projeto Manhattan, que resultou na produção da bomba atômica. O executivo encerrou a carreira na presidência da Monsanto (1951-1960).
De acordo com a jornalista, o uso da soja Roundup Ready (RR), muito aplicada no Brasil e na Argentina, aumentou o uso do herbicida Roundup. Antes da soja transgênica, a Argentina consumia 1 milhão de litros de glifosato, volume que saltou para 150 milhões em 2005. De lá para cá, a empresa suprimiu os descontos na comercialização do pesticida, aumentando seus lucros.
Confira a programação de exibição do filme e lançamento do livro para esta semana:

SÃO PAULO - 8/12 18h00- 21h30
Difusão do filme seguido de debate com a autora São Paulo (SP)
USP, Anfiteatro do Departamento de Geografia (Prédio da História/Geografia)

PIRACICABA (SP) - 9/12/2008
13h00- 18h00
Difusão do filme seguido de debate com a autora - Escola Superior de Agronomia Luis de Queiroz, ESALQ, Anfiteatro da Fisologia

BRASÍLIA - 10/12/08 13h30 - 17h30
Seminário: atividade da Frente da Reforma Agrária
Congresso Nacional, Auditório Freitas Nobre, Subsolo do Anexo IV da Câmara dos Deputados

10/12/2008 18h00 - 21h00
Difusão do filme seguido de debate com a autora - Universidade Nacional de Brasília (UnB), Auditório Joaquim Nabuco, Faculdade de Direito.

11/12/08
18h00 - 21h00
Difusão do filme seguido de debate com a autora Rio de Janeiro (RJ)
Mediateca da Maison de France/Consulado da França

Fonte: Revista Fórum

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: