quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Montadoras americanas: governo ajuda, mas vai interferir em tudo

::


Setor será regumentado e monitorado

Setor será regumentado e monitorado


do site Conversa Afiada

Intervenção, mas com regras. Foi assim que o governo americano aprovou um pacote de socorro às três maiores montadoras americanas: Ford, GM e Chrysler. Matéria veiculada hoje no Valor Econômico, de Ricardo Balthazar, traz as exigências feitas para a concessão do empréstimo. Entre elas, o governo pede revisão de políticas de remuneração aos executivos e aos acionistas e uma pessoa do governo responsável pela supervisão e monitoramento do setor.

Leia abaixo trechos da matéria:

O pacote de socorro à indústria automobilística que está em discussão nos Estados Unidos obrigará as três grandes montadoras americanas, General Motors, Ford e Chrysler, a aceitar um grau inédito de interferência do governo nos seus negócios em troca da ajuda financeira que elas precisam obter para enfrentar a crise que engolfou o setor.

Conforme o rascunho do projeto em discussão no Congresso, as empresas terão que rever as políticas de remuneração dos seus executivos, suspender o pagamento de dividendos aos acionistas e submeter seus investimentos à aprovação de um funcionário do governo que terá a missão de monitorar as empresas beneficiadas pelo plano.

Qualquer transação cujo valor seja superior a US$ 25 milhões terá que ser submetida à avaliação desse funcionário e poderá ser simplesmente vetada por ele. De acordo com o projeto, a restrição se aplica a vendas de ativos, investimentos, contratos e qualquer outro tipo de compromisso assumido pelas empresas.

Clique aqui, se você for assinante do Valor, para ler a reportagem na íntegra.

Leia mais:
Presidente da GM pede desculpas ao povo. E a BrOi?

Huffington Post: socorro às montadoras

Crise: Congresso americano quer saber onde vai a $$$. E aqui?

Crise, de quem é a culpa?

Fonte: Conversa Afiada

::
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: