quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

UMA VERDADEIRA AUTÓPSIA

::

folha.JPG


por Luiz Carlos Azenha

Eu hoje conversei longamente com um juiz federal que atua em Mato Grosso do Sul, especializado em crimes financeiros e lavagem de dinheiro. E ele fez elogios tanto ao delegado Protógenes Queiroz quanto ao juiz De Sanctis. Estou falando de um juiz com 22 anos de experiência.

Ele sugeriu que o caso Daniel Dantas é simbólico do avanço do crime organizado sobre as instituições do estado brasileiro.

É verdade. Vejam só como são as coisas: os crimes do banqueiro passaram para o segundo plano.

A mídia corporativa já batiza de "Grampolândia" a cobertura da Satiagraha. Quem são as vítimas da Grampolândia? Supostamente, o presidente do STF, Daniel Dantas e sua turma.

No caso do mensalão, os acusados são definidos como quadrilheiros.

Mas Dantas, não. Merece tratamento VIP.

Notem as manchetes que reproduzo acima. Duas das quatro trazem acusações a Protógenes. E três das quatro poderiam ter sido produzidas pela assessoria de imprensa do banqueiro.

Eu nunca vi o advogado de um acusado obter tanto espaço na mídia quanto o Nélio Machado. Se alguém se der ao trabalho de calcular a centimetragem vai descobrir que se trata de um recorde.

De qualquer maneira, saí do encontro certo de que a rede de apoio ao juiz De Sanctis é muito mais ampla do que faz parecer o noticiário. Além disso, nunca uma fatia tão grande do público leitor pode se debruçar desta forma sobre o comportamento da mídia corporativa. É uma verdadeira autópsia.

Fonte: Vi o Mundo

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: