terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Meio ambiente: desmatadores podem dormir tranqüilos

::

por Leonardo Sakamoto

O presidente da República assinou no dia 12 um decreto anistiando desmatadores por um ano. Dessa forma, volta atrás no que tinha prometido há alguns meses. Se não tivesse cedido às pressões, eles teriam que pagar pesadas multas em caso de danos a áreas de reserva legal e proteção permanente, sem contar contaminação com agrotóxicos e outras mandingas. Agora, vão poder dormir tranqüilos. Enquanto isso, grupos que estão defendendo interesses de fazendeiros no Congresso (bancada ruralista) e na Esplanada dos Ministérios (como o ministro da agricultura Reinhold Stephanes) vão para o corpo-a-corpo a fim de enterrar de vez o Código Florestal vigente e abrir a porteira para o rolo compressor da expansão agrícola irracional. Que, sabemos, sob a justificativa do progresso, não respeita o meio ou suas gentes, como indígenas, ribeirinhos, quilombolas, caiçaras, camponeses, trabalhadores rurais.

Enquanto isso, o ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente, faz mais um discurso em um encontro internacional sobre mudanças climáticas na Polônia, prometendo os céus. E o Brasil é aplaudido.

Deus deve ser mesmo brasileiro. Ou o mundo deve ser muito tapado. Pois, apesar de raramente cumprirmos com nossa palavra, muitos continuam acreditando em nós.

Fonte: Blog do Sakamoto

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: