quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Por que a mídia não se indigna com o Berlusconi?

::

por Renato Rovai

Há uns seis meses assisti ao filme chamado Viva Zapatero! O documentário mostra a censura sofrida principalmente na RAI, a TV estatal italiana, no governo anterior de Berlusconi.

Em tom bem-humorado, o filme é uma espécie de documentário e tem com atriz principal e diretora a comediante Sabina Guzzanti. Ela teve seu programa, uma espécie de Casseta e Planeta (RaiOt), tirado do ar por ordem do presidente. Afinal, ele era um dos caricaturados no programa.

Agora, a RAI em mais uma demonstração de que a Itália vive um processo próximo das ditaduras que impedem a liberdade de imprensa e de opinião, cortou, ao transmiti-lo, cenas do filme "O segredo de Brokeback Mountain. Cortou exatamente as cenas que dão sentido ao filme. Aqui você pode ler mais a respeito.

Se ainda não viu o filme, aconselho-o a pegar na locadora. É belíssimo.

Mas o que me toca neste post é o silêncio da nossa mídia brazuca a respeito do assunto. Logo ela que tanto se indigna tanto com os supostos desvarios de Chávez (e ele também faz os dele), se cala completamente em relação a trapalhões autoritários de direita.

Berlusconi tem menos poder que Chávez? Será que desvios autoritários na Venezuela representariam um perigo maior do que na Itália?

O que mais me choca no comportamento da nossa imprensa comercial hoje é a indignação seletiva.

Tudo bem que os jornais tenham posição conservadora, mas ver alguns colunistas andando de bicicleta, como palhaços de circo, para explicar suas posições absolutamente incoerentes, é algo triste.

Fonte: Blog do Rovai

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: