quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Saque no Iraque - parte 2 - por Georges Bourdoukan - fonte: http://blogdobourdoukan.blogspot.com/

Saque no Iraque

Roubos sob encomenda

Para a arqueóloga Eleanor Robson, da Escola Britânica de Arqueologia no Iraque (Universidade de Oxford), a pilhagem do museu é um dos maiores crimes contra o patrimônio cultural da história.

"Estou tentando pensar em desastres comparáveis a esse. Vêm à cabeça a destruição da biblioteca de Alexandria, no século 5º, e a de Bagdá pelos mongóis, em 1258. Em ambas as ocasiões, o conhecimento da humanidade foi destruído substancialmente."


Robson diz que de 70% a 90% das mais de 250 mil peças do museu foram destruídas ou roubadas. Entre as que sumiram está um vaso de 2 m de altura da cidade suméria de Uruk e a harpa de ouro de Ur, assim como alguns dos primeiros registros escritos.Segundo Robson, 33, algumas já começaram a aparecer na Europa. Outras nunca mais deverão ser vistas. "Foram roubadas sob encomenda e vão direto para uma coleção privada."

Mas os itens mais preciosos destruídos são mesmo os arquivos de computador do museu. Sem eles, será virtualmente impossível para a Unesco fazer um inventário do que foi perdido.
"Havia documentos e objetos não estudados pela ciência naquele museu, sobre os quais nunca saberemos", disse Robson,33.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: