sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Arqueólogos iraquianos acusam EUA de cometer crime do século - por Georges Bourdoukan - fonte: http://blogdobourdoukan.blogspot.com/

Crime organizado

Arqueólogos iraquianos acusam EUA de cometer crime do século

Autoridades em antiguidades iraquianas acusaram os EUA de terem cometido o crime do século ao não proteger as obras dos museus iraquianos dos saques.

"O que aconteceu constitui o crime do século porque afeta a herança da Humanidade", declarou o chefe do Museu Arqueológico Nacional de Bagdá, Donny George

Durante uma reunião em Paris, organizada pela Unesco, cerca de trinta especialistas reunidos estimaram que o saque ao Museu de Bagdá foi uma operação planejada e que foi realizada por grupos que obtiveram facilidades.

Os especialistas declararam que, em particular, a coleção de 80 mil tábuas cuneiformes de argila do museu estava perdida.


O presidente do comitê consultivo presidencial norte-americano para Assuntos Culturais, Martin Sullivan, pediu demissão para protestar contra o saque do Museu de Bagdá.


Ainda o saque no Iraque

O delinqüente e criminoso de guerra Bush afirmou à rede de televisão NBC que não ficou surpreso com os saques em Bagdá, e que lamentava o roubo das valiosas peças do museu da capital iraquiana. "O incidente do museu foi terrível. Não posso mais que concordar com todos que lamentam o que aconteceu".
A rede de televisão NBC informou que a maior parte das peças do museu de Bagdá foi roubada ou destruída.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: