segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Kauê Linden: Brasil é colônia digital e Microsoft atua no país "como um traficante" - por Luiz Carlos Azenha - fonte: http://viomundo.globo.com


Kauê Linden: Brasil é colônia digital e Microsoft atua no país "como um traficante"




Qual é a diferença entre os três caras acima? São todos brilhantes. Mas enquanto o mauricinho é o homem mais rico do mundo, transformou o planeta com seu sistema operacional e acumulou muitos adversários, que o acusam de práticas monopolistas, os outros dois se dedicam a enfrentá-lo numa luta por corações e mentes, principalmente mentes.

Na verdade, Stallman e MadDog combatem não a pessoa de Bill Gates, mas o Windows. É o programa que faz funcionar 98% dos computadores brasileiros.

Richard Stallman e John MadDog, ou João Cachorro Louco, têm idade para ser o pai de Gates. Se um deles fosse, daria uns tabefes no garoto. Os dois são os gurus do software livre. Antes que você fuja, com medo de não entender nada, leia pelo menos mais um parágrafo.

Linux, Firefox, GNU, código-fonte - você não gostaria de saber do que se trata para poder entender a próxima conversa que ouvir a respeito? O assunto é muito importante para que você fique na ignorância. Estamos falando em liberdade de criação e difusão de conhecimento. Por isso, fique frio. A entrevista que fiz com um jovem empresário brasileiro, o Kauê Linden, tem exatamente esse objetivo: o de fazer com que você entenda o básico.

Os gurus Stallman e MadDog têm milhares de seguidores em todo o mundo. Gente que acredita no software livre. Que diabo é isso? Por comparação: o Windows, do Bill Gates, você compra na loja ou já vem instalado em seu computador. Você aprende a mexer com ele, se acostuma e fica "viciado". Mas, se quiser, não pode mexer nele. Está sentindo o sapato apertado? Vai morrer com ele no pé.

Já o software livre, além de ser distribuído gratuitamente, dá ao usuário a possibilidade de fazer correções na forma de funcionamento. Se você é do ramo, pode mexer no programa e passá-lo adiante melhorado. Se não entende nada disso, ainda assim pode dar palpite. Pode fazer sugestões. Ou seja, programas como o Linux, o GNU e o Mozzila Firefox são maleáveis. São aperfeiçoados constantemente e são DE GRAÇA.

Por trás desses programas livres está uma comunidade de milhares de pessoas do mundo inteiro. Não se trata apenas de informática, mas de uma concepção de mundo revolucionária. Qualé a desse povo? Por que eles atacam o monopólio da Microsoft? O que está em jogo? Para esclarecer tudo isso conversei com Kauê Linden, jovem empresário brasileiro que é amigo do João Cachorro Louco.

A ENTREVISTA COM O KAUÊ ESTÁ AQUI.

Publicado em 08 de dezembro de 2007


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: