sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Depois dessa, tô pensando seriamente em só comer ovo caipira... Mas e todas os biscoitos e bolos e tudo o mais que leva ovos? Êta mundinho cruel...

::


O pinto esfolado vivo e ovo nosso de cada dia

por Leonardo Sakamoto


Dia desses um amigo me perguntou o que acontece com os pintinhos machos que nascem em grandes granjas de produção de ovos, uma vez que – até que se prove o contrário - eles não põem ovos.

A despeito do questionamento bizarro (não farei esforço algum para contextualizar os termos da nossa conversa), é uma boa pergunta. Afinal, se nenhuma manipulação ambiental ou genética for feita, cerca de metade deles deveriam nascer machos. O que ocorre com os indesejáveis?

Um vídeo postado por um grupo de defesa dos animais, a Mercy of Animals, e que está circulando na rede mostra como centenas de milhares de pintinhos são mortos em uma das maiores granjas do mundo, a Hy-Line International, localizada no Estado norte-americano de Iowa. Está em inglês, mas o que importa são as imagens.

Uma amiga, que estudou zootecnia, me explicou que essa forma de “descarte” – no que pese ser medonha – é comum aqui no Brasil. Em muitos casos, criar um sistema para vender o galinho aumentaria o custo. E se a empresa quer lucro, nós queremos produtos baratos. Outras possíveis formas de desova são lançar o pinto em água eletrificada ou jogá-lo em uma câmara de vácuo e retirar o ar. Na prática, o bichinho explode. Os dejetos muitas vezes são usados como ração para as próprias galinhas. Se fosse vaca, ficaria louca.

Não estou dando lição de moral e não tenho a intenção de ensinar nada. Apenas lembrando que a gente é o que a gente come.

Fonte: Blog do Leonardo Sakamoto

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: