sábado, 19 de setembro de 2009

“Homocausto” no Brasil – Assassinato de homossexuais aumentou 55% entre 2007 e 2008

::

“Homocausto” no Brasil – Assassinato de homossexuais aumentou 55% entre 2007 e 2008

Leia mais sobre GBLTS


por Denise Arcoverde

Eu tenho lido muita coisa boa sobre o Brasil e, aqui de longe, fico feliz ao ver o país sendo respeitado pela comunidade internacional. Mas, quando leio uma matéria como essa, do jornalista Mahomed Saigg (Jornal O DIA), dá uma tristeza. A gente ainda tem muito chão pela frente, na área de direitos humanos.

Já ouvi horrores sobre a situação dos homossexuais em diversos países, inclusive aqui na Coreia, e brasileiros (principalmente quando estão longe) gostam de acreditar em sua “cordialidade”, mas a verdade é que ainda precisamos aprender a respeitar as diferenças e o Brasil é um dos países mais homofóbicos do mundo, onde um homossexual é morto a cada dois dias.

Mahomed Saigg denuncia que:

“Moradores de favelas da cidade do Rio e da Baixada Fluminense, gays, lésbicas, travestis e transgêneros vêm sendo caçados por traficantes e milicianos nas comunidades onde moram. Espancados e humilhados em público, muitos acabam assassinados. Outros, com um pouco mais de sorte, são ‘apenas’ expulsos das favelas — após sessões de tortura.

(…) ‘A opressão contra os homossexuais nas favelas vem aumentando a cada dia. Nas pesquisas de campo a gente descobre que a maioria dos casos não é registrada. E, mesmo quando as vítimas resolvem procurar a polícia, muitos preferem não revelar sua orientação sexual por temer mais violência’, afirma o Presidente do Grupo Conexão G, Gilmar Santos

(…)”“Bater e matar homossexual já virou entretenimento popular nas favelas. Mas não vamos ficar assistindo a esse ‘homocausto’ (holocausto de homossexuais) de braços cruzados. Já que não temos força política para brigar por nossos direitos, esta é uma maneira de tentar nos proteger dessa violência”, explica Marcelo Cerqueira, do Grupo Gay da Bahia.”

A questão é que, no Brasil, geralmente, só é notícia na mídia corporativa, quando um gay é assassinado na praia de Ipanema ou espancado na parada gay, mas é de arrepiar saber que isso está acontecendo todos os dias nas favelas.

O número de assassinatos de homossexuais cresceu 55% no País entre 2007 e 2008, quando foram identificados 190 casos, média de mais de um a cada dois dias, segundo o Grupo Gay da Bahia.

Vocês que estão no Brasil conseguem perceber esse retrocesso? fiquei abismada com esses números! sempre soube da intolerância contra gays, mas o quanto essa barbaridade tem aumentado e a que ponto chega, é novidade pra mim. Muito triste.

_________________________________________

Depoimento da Carina, do blog Nerds Somos Nozes:

Denise,

Posso falar por aqui em São Paulo. Quando eu saia para baladas góticas o que me chocava e ainda choca é a violência entre as Tribos Urbanas que são numerosas na Capital.

Grupos de Skinheads, de Carecas (uma das cabeças de Hidra dentro do movimento Skinhead é que é muito mais extremista), White Powers e Puks barbarizam as noites paulistanas no cenário underground frequentado por góticos, emos e indies entre outras.

São essas três últimas que mais sofrem a violência constante, visto que por caracteristicas próprias, tendem a agregar um número alto de homossexuais.

O alerta maior fica por conta do fato de que todas essas Tribos são formadas em sua maioria por jovens, de pré-adolescentes a faixa que vai aos 23 anos e que desde cedo ficam expostos a discriminação, ao preconceito e a violência sem que o poder público e a sociedade se quer façam um movimento em direção a acabar com todos esses abusos. Vez ou outra um caso aparece no noticiário, infelizmente quando ocorre um assassinato.

Em breve farei uma série de post lá no NSN sobre todas as Tribos Urbanas que fazem parte da contracultura paulistana, mostrar o lado legal e denunciar o lado terrível.

E só para constar, tirando os Punks e alguns Skinheads, para as outras Tribos “do mal”, a mulher é depreciada, objetificada e tratada pior do que na Idade Média e infelizmente tem muitas meninas que acham lindo e poderoso namorar um idiota desses. Lamentável…

Beijos

Comentário interessante da Adília:

A causa dos homossexuais está muito ligada à causa feminista, pois o ódio contra os homossexuais é o produto natural de uma sociedade de supremacia masculina que para se manter tem de reforçar a identidade masculina e não pode permitir-se abrir brechas; ora de acordo com a lógica do sistema os homossexuais são uma vergonha para o macho tradicional. Daí ser curioso constatar a solidariedade, as vezes mesmo inconsciente, das mulheres para com os homossexuais, que já não é tão visivel em relação às lesbicas.

Fonte: Blog Síndrome de Estocolmo

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: