domingo, 20 de setembro de 2009

Gilmar sofre de logorréia (*) processual. Por que ele defende tanto o Toffoli ?

::

Por que o Gilmar gosta tanto do Toffoli ?

Por que o Gilmar gosta tanto do Toffoli ?

Saiu no Globo:
Gilmar defende Toffoli e diz que PT criou esquema de denúncias contra indicados a cargos públicos

BRASÍLIA – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, defendeu neste domingo (???) o advogado-geral da União José Antonio Toffoli . Ele foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) , mas (sic) na semana passada, foi condenado a devolver, junto com (sic) outros réus, cerca de R$ 700 mil aos cofres públicos do Amapá. A sentença foi assinada no último dia 8 pelo juiz da 2ª Vara Cível e de Fazenda Pública de Macapá, Mario Cesar Kaskelis. Ele entendeu que o governo do estado beneficiou irregularmente Toffoli e seu escritório particular de advocacia num contrato assinado em 2000, na gestão do ex-governador João Capiberibe. Toffoli, que não exercia cargo público na época, já recorreu para tentar anular a pena.

Para o ministro Gilmar Mendes, qualquer pessoa com atividade na advocacia pública ou privada pode sofrer esse tipo de ação. Mendes disse que, para ele, a não ser que surjam novos dados, a questão não tem relevância e não enfraquecerá a indicação de Toffoli ao STF. Pregou ainda a elevação do debate.

- Até me surpreende que ele, como advogado-geral da União, não tenha mais ações. Cabe examinar se tem substância para o conceito de reputação ilibada. Ter um processo contra alguém não afeta, claro que examinado dentro do contexto próprio. A questão fundamental é: isso tem relevo para eventualmente justificar uma recusa (da indicação)? A princípio, não me parece que seja o caso – disse Gilmar.



por Paulo Henrique Amorim


O despudor do Presidente Supremo do Supremo, Gilmar Dantas (**), não é apenas um desrespeito quase delinquente às regras da Magistratura: juiz só fala nos autos.

Há um ingrediente político nessa manifestação de logorréia: nas 673 entrevistas semanais dar a linha de ação para o Golpe de Estado de Direita.

Como os líderes demo-tucanos que não tem nada na cabeça.

Ou, se tivessem, não teriam coragem de dizer o que pensam – é o caso do Zé Pedágio.

O Supremo Presidente demonstra estar ali para defender um Governo – e uma política de Governo, a privatização.

Como Advogado Geral da União ele foi o “advogado da privatização”, essa privatização que faz o brasileiro pagar a tarifa de energia mais cara do mundo – clique aqui para ler

(Esse papel na privatização é como se pode explicar o record mundial dos HCs – dois HCs em 48 horas a um passador de bola apanhado no ato de passar bola.)

O Supremo Presidente revela sinais inequívocos de narcisismo.

Como trabalho em televisão, percebo com muita facilidade um tipo de narcisismo muito comum – o das pessoas que adoram ouvir a própria voz.

E o Presidente Supremo foi dominado pela hubris.
(Clique aqui para ler como a hubris tomou conta dele e como vai condená-lo a uma pena cruel, eterna )

Só com esse conjunto de hipóteses é possível entender por que, esta semana, apenas esta semana, Ele tenha:

- Destituído o advogado do Estadão, num processo de censura que comove às lágrimas os defensores da democracia da mídia no Brasil

-Tenha mandado o Presidente Lula nomear o José Antonio Toffoli para o Supremo

-Tenha mandado o Presidente Lula vetar o artigo da reforma eleitoral que manda (a despeito da oposição do Ministro serrista Nelson Jobim, o da babá eletrônica) criar um mecanismo para recontar eleições.

-E agora atropela o Senado com uma divisão panzer e decide que a condenação de Toffoli na Justiça não pode, de forma alguma, impedir a nomeação.

. Por que Gilmar Dantas (**) defende tanto o Toffoli ?

. Uma especulação, amigo navegante.

. Nada mais que uma especulação.

. Toffoli é homem do José Dirceu.

. José Dirceu é homem do Daniel Dantas.

. Daniel Dantas …

. “Os cavalinhos lá fora correndo e nós, cavalões, comendo.”

. Diria o mestre Manuel Bandeira.

(*) Segundo o Houaiss:

logorréia
Datação
1873 cf. DV

Acepções
■ substantivo feminino
1 Uso: pejorativo.
profusão de frases sem sentido e/ou inúteis
2 Rubrica: psicopatologia.
compulsão para falar, loquacidade exagerada que se nota em determinados casos de neurose e psicose, como se o paciente, assim, quisesse dar vazão ao grande número de idéias que passam por sua cabeça; logomania, verborragia
Etimologia
log(o)- + -réia; f.hist. 1873 logorrhea

(**)Veja como um notável jornalista do Globo (do Globo !) se refere a Ele

Fonte: Conversa Afiada

::
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: