quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Discordo do Rodrigo e do Marco Aurélio

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por Luiz Carlos Azenha

Eu, Azenha, discordo parcialmente das avaliações sobre as pesquisas que publiquei no blog.

A do Rodrigo está aqui.

A do Marco Aurélio está aqui.

Acho que a campanha eleitoral está em andamento. Mas não tem como objetivo atingir o grande público. É uma campanha voltada para o público "interno". José Serra precisa provar sua viabilidade eleitoral antes de obter o compromisso firme dos financiadores de campanha. Por isso trabalha para inflar Marina e Ciro e para limar, pela ordem, Aécio Neves e Dilma Rousseff. Nessa tarefa, conta com o inestimável apoio da maior parte da mídia corporativa.

Acho que as pesquisas de opinião pública valem muito pouco faltando mais de um ano para a eleição.

Minha tendência é de concordar com o comentário da leitora Laura:

Estas "pesquisas" e a atual inflada em Ciro, seja nas pesquisas seja na mídia é para "limitar" o crescimento da Dilma e tirar o PMDB da aliança com o PT para levá-lo para Serra. Ainda acho que a blogsfera de esquerda não comenta o que tem que comentar. Não dá para ficar omisso nessa imensa casca de banana.

publicado em 23/09/2009 - 08:39 por laura

Romper a aliança entre PT e PMDB parece ser o grande objetivo estratégico de Serra. Para isso, ele precisa criar dúvidas sobre a viabilidade eleitoral de Dilma. É disso que se trata. Como analisou Rodrigo Vianna com acerto, anteriormente, é a UDN tentando romper o acordo entre PTB e PSD.

Com a economia brasileira bombando, a máquina do governo federal nas mãos, o apoio de Lula e do PMDB, Dilma Rousseff é uma candidata fortíssima, ainda que os números das pesquisas não reflitam isso ou tenham sido deturpados para não refletir isso -- no que acredito, especialmente quando o IBOPE diz que Dilma tem uma taxa de rejeição de 40%. Tornar Dilma a vilã terrorista da classe média apenas repete o padrão do "medo" usado contra Lula, mas já é campanha eleitoral, sim. Clássica.

Fonte: Vi o Mundo

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