domingo, 20 de setembro de 2009

Por que a mídia piscou

::

SerraSobCama por Conversa Afiada.


Por que a mídia piscou


por Eduardo Guimarães


Nesta semana que finda, aconteceu um fato inédito na grande imprensa: o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, sofreu mais críticas e denúncias do que nos quatro anos anteriores de sua gestão.

Começaram a surgir, na imprensa tucana (Globo, Folha, Estadão etc.), denúncias não só sobre o estado de imundice em que se encontra a capital paulista por conta da contenção das verbas de coleta de lixo na cidade, mas também sobre o descalabro da redução das refeições que as crianças da rede municipal de ensino fazem nas escolas.

Reproduzi aqui, também, artigo do presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, publicado na Folha de São Paulo, no qual ele chuta o balde na questão da marolinha, praticamente acusando PSDB, PFL e mídia de terem torcido pela crise com objetivos eleitorais.

Nos jornais desta sexta, surge também uma notícia contra a oposição tucano-pefelê até há pouco impensável numa imprensa que há anos se limita a fazer o jogo dessa oposição: deputados do PSDB e do PFL apresentaram emendas ao marco regulatório do pré-sal que “clonam” reivindicações de multinacionais do petróleo.

Na quinta-feira, vários jornais, portais de internet, rádios e tevês divulgaram matéria do periódico francês Le Monde dizendo que Lula acertou quando afirmou que a crise econômica internacional seria uma “marolinha”.

O fato é que, de 2003 até aqui, nunca vi tantas matérias negativas contra o PSDB, o PFL e o mascote da imprensa paulista, Kassab, o laranja do governador José Serra na administração paulistana.

Afinal, o que é que está acontecendo?

Andam especulando que o prefeito paulistano pode ter se desentendido com Serra, o qual, desde o começo deste século, usa a grande imprensa como seu quadro de avisos, tendo sido precedido, no século passado, por FHC.

Em minha opinião – e tudo que se pode fazer, no momento, é especular – alguma coisa está dizendo à mídia que ela abusou da suposta ingenuidade do país. E essa “alguma coisa” pode residir em outro boato, de que a pesquisa Ibope que foi a campo nesta semana detectou disparada de Dilma Rousseff na corrida sucessória apesar de todo bombardeio que sofreu por parte dessa mesma mídia.

Em resumo – e sempre especulando: se essa disparada de Dilma realmente aconteceu, certamente que esses meios de comunicação descobriram que perderam de vez a credibilidade, sobretudo por conta do grande abalo que sofreram na questão da marolinha.

Só que credibilidade é como uma casa: demora para construir, mas pode ser destruída muito rapidamente.

Há, porém, uma outra possibilidade: pode estar sendo preparado um novo grande ataque contra o governo Lula e/ou contra a candidatura Dilma. As matérias supra mencionadas podem ser um seguro contra críticas de partidarismo midiático.

De uma coisa eu não tenho dúvida: há uma razão muito forte para as matérias da imprensa oposicionista atacando oposicionistas. São inéditas. E especulo, de novo, que não tardará para sabermos o que está acontecendo.

PS: é bom ficar de olho nos blogs de Reinaldo Azevedo e Ricardo Noblat. Se atacarem Kassab, é porque ele brigou com Serra.

Fonte: Cidadania.com

::



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: