segunda-feira, 29 de junho de 2009

São Paulo se mobiliza para construção de indicadores de bem-estar

::

Por Redação do Movimento Nossa São Paulo

O Movimento Nossa São Paulo convida cada cidadão de São Paulo e cada empresa, organização social, escola, igreja, clube social, time de futebol e grupo de amigos (inclusive virtual) a participar da construção dos Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município (IRBEM). O objetivo é construir um conjunto de indicadores que sirva para orientar ações de empresas, organizações, governos e toda a sociedade, considerando como foco principal o bem-estar das pessoas.

A primeira fase da construção do IRBEM é a consulta pública que se estende até 30 de setembro. A consulta é feita por meio de questionário, elaborado pelos grupos de trabalho e pela secretaria executiva do Movimento. Ao todo são 24 temas nos quais as pessoas podem escolher o que elas mais valorizam para seu bem-estar na cidade.

O preenchimento do questionário, além de ser o ponto de partida para a formulação do IRBEM, é importante também para estimular em todas as regiões da cidade o debate sobre as escolhas da população para alcançar qualidade de vida para todos.

Por isso é fundamental que cada cidadão e organização - social, privada ou pública – se engaje na campanha e estimule a todos os seus colaboradores a participar também. Quanto mais gente colaborar, refletir, debater e pensar soluções, mais chance teremos de construir uma cidade que privilegie o bem-estar da população.

Após a fase de consulta pública, em outubro o Ibope vai selecionar os itens que foram citados como os mais importantes para a qualidade de vida da população para incorporar tais itens na pesquisa anual do Movimento Nossa São Paulo. A pesquisa será realizada em novembro. Em seguida, haverá a sistematização dos dados. Em janeiro, por ocasião do aniversário da cidade, haverá o lançamento do IRBEM.

Cronograma do IRBEM

De 15 de junho a 30 de setembro – Pesquisa preliminar com a população.

Outubro – Seleção dos itens que foram citados na pesquisa como os mais
importantes para a qualidade de vida da população.

Novembro – Aplicação da pesquisa Ibope com os paulistanos, em amostra
proporcional aos vários segmentos da população. Depois disso, será
feita a sistematização e a construção do IRBEM.

Janeiro de 2010, aniversário da cidade de SP – Lançamento público do IRBEM.

Para mais informações e responder ao IRBEM, acesse: http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/8083

Fonte: Envolverde/Movimento Nossa São Paulo

****

Mil pessoas já preencheram o questionário do IRBEM

Cerca de mil pessoas já preencheram o questionário do IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município). A participação por meio do questionário é a primeira etapa do processo de elaboração do conjunto de indicadores que vai funcionar como um termômetro do nível de qualidade de vida do paulistano. No formulário, elaborado em conjunto com os grupos de trabalho do Movimento Nossa São Paulo, os cidadãos indicam em 24 temas o que é mais importante para o seu bem-estar na cidade. A consulta pública vai até até 30 de setembro.

O questionário está disponível on-line no portal do Nossa São Paulo. Nesta semana, o Movimento começa a distribuir a versão impressa, que será entregue prioritariamente para as parcelas da população que não têm acesso à internet. Os interessados na versão impressa, também podem baixar e imprimir o questionário no formato pdf.

Para baixar o questionário, clique aqui

Quem optar pela versão impressa não pode esquecer de devolvê-lo preenchido. As opções de devolução são as seguintes:
• Entregar este material preenchido à pessoa ou organização da qual você o recebeu;
• Devolvê-lo diretamente nos postos de recolhimento, dentre eles:
Zona Leste: Igreja de São Francisco de Assis, Rua Miguel Rachid, 99, em Ermelino Matarazzo - Tel: 2546.4254 – falar com Luis França.

Zona Sul: Sociedade Santos Mártires, Rua Luis Baldinato, 9, no Jd Sônia Regina (Jd Angela)- Tel: 5831 - 9549 – falar com Sérgio Bosco.

Zona Oeste: Secretaria executiva do Movimento Nossa São Paulo, rua Francisco Leitão, 469, cj 1407, Pinheiros, CEP 05414-020. Tel: 3894-2400.
Centro: Ação Educativa, Rua General Jardim, 660. Tel: 3151-2333 – ramal 130 – falar com Samantha Neves.

Parceiros na mobilização

Para garantir ampla adesão da população, diversas organizações estão se tornando parceiras da campanha de mobilização, com o compromisso de incentivar colaboradores a participarem. Mais de 40 organizações da iniciativa privada e não-governamentais já aderiram. Entre elas estão empresas como C&A, Uninove, Natura, Telefônica, Banco Safra, Consulado Britânico e organizações como Fundação Telefônica, Instituto Ethos e Instituto Socioambiental.

Os interessados em participar, podem preencher o questionário e estimular familiares amigos, vizinhos e colegas de classe e de trabalho a fazerem o mesmo. Para auxiliar na mobilização, há o material de campanha, como banner para internet, cartaz e folder.

Cronograma

Após a primeira fase, que se encerra em 30 de setembro, o Ibope vai selecionar o que for apontado como mais importante para o bem-estar dos cidadãos e incorporar à pesquisa anual de percepção sobre a cidade, desenvolvida em parceria com o Movimento. Assim, em novembro, ao realizar a pesquisa anual, Ibope irá checar o nível de satisfação da população com os temas mais citados. No final de janeiro, por ocasião do aniversário de São Paulo, haverá o lançamento público do IRBEM.

No final do processo, a proposta é que o IRBEM forme um conjunto de indicadores que sirva para orientar as ações do governo, de empresas e da sociedade tendo como prioridade o bem-estar das pessoas.


::
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: