::
fotos: João Lacerda / Transporte Ativo
do blog Apocalipse Motorizado
No último domingo (07), cerca de 80 motoristas de ônibus participaram de uma iniciativa inédita na cidade. Reunidos na simbólica Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (Umapaz), os condutores participaram de uma palestra sobre a convivência entre ônibus e bicicletas nas ruas.
A outra boa notícia do dia foi a declaração do Secretário de Transportes, Alexandre de Moraes, que se comprometeu a criar uma Coordenadoria de Bicicletas ligada à pasta. Atualmente as iniciativas ligadas à mobilidade sobre duas rodas e sem motor são responsabilidade da secretaria do Verde e Meio Ambiente e de um grupo consultivo chamado Pró-Ciclista (também capitaneado pela SVMA).
Alexandre de Moraes, Kassab e Eduardo Jorge - foto: ciclobr
O curso foi ministrado pelo ciclista André Pasqualini, em uma parceria entre a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, o Instituto Parada Vital a seguradora Porto Seguro e a Secretaria de Transportes. Cada motorista representava uma das 80 garagens de ônibus da cidade, tendo como “lição de casa” multiplicar as noções aprendidas. A turma deverá se encontrar novamente em três meses para avaliar o trabalho.
Depois da palestra, os motoristas seguiram para a “aula prática”. Com a companhia dos secretários Eduardo Jorge (Meio Ambiente) e Alexandre de Moraes (Transportes), além do prefeito Gilberto Kassab, pedalaram pelas ruas que circundam o parque do Ibirapuera.
A declaração do motorista Valdir Carlos Guizzi ao G1 sintetiza um dos conceitos mais importantes: “O ciclista é indefeso. A responsabilidade é toda nossa”. De fato, o Código de Trânsito Brasileiro prevê que os condutores dos veículos maiores (portanto mais “perigosos”) devem zelar pela segurança de quem está em um veículo menor.
foto: ciclobr
Revogar a lei da selva que vigora nas ruas é, sem dúvida, uma das principais tarefas de qualquer cidade contemporânea. Incluir a bicicleta nos planos e discussões sobre transporte, e não trata-la apenas como um objeto de lazer ou algo “verde”, é um passo importante para encarar com seriedade a mobilidade urbana e as questões ecológicas do novo século.
Não é uma mudança fácil: São Paulo tem 60 mil condutores e um sistema de ônibus que está muito aquém dos padrões de qualidade desejados para uma cidade que quer sair do buraco da imobilidade motorizada e individual. Mas as ações simbólicas e os pequenos passos multiplicadores têm um poder imensurável na transformação da realidade, dependendo essencialmente de continuidade e qualidade para se estabelecerem como um caminho.
Palestra aos motoristas de ônibus de São Paulo - ciclobr
fotos - ciclobr
SP terá coordenadoria de bicicletas na Secretaria de Transportes - vá de bike
Bicicletas em SP: será que agora vai? - Different Thinker
Curso para motoristas: próximos passos - vá de bike
Secretário de Transportes promete criar coordenadoria para ciclistas em SP - G1/SPTV
Motoristas de ônibus viram ciclistas para aprender a conviver com bicicletas - G1Fonte: Apocalipse Motorizado
::

Nenhum comentário:
Postar um comentário