segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Leitores do Viomundo: É o pré-sal, estúpido; e o rumo para usá-lo bem passa por Dilma

::


dc.jpg

A interpretação do Diário Catarinense, do grupo RBS, para o resultado da pesquisa Datafolha, dá uma idéia de como será 2010. Eles poderiam ter dito que "Serra continua a cair", por exemplo.


por Luiz Carlos Azenha

No domingo publiquei um texto com o título Teria o projeto político de Lula se esgotado? Era um convite à reflexão. Mais de 60 comentaristas participaram do debate. Para alguns o governo Lula está esgotado. Nunca teve, ou não terá futuro com a eleição de uma sucessora, no caso Dilma Rousseff.

Mas, dentre aqueles que acreditam que o projeto político não está esgotado, notei duas idéias recorrentes.

1. Uma é a identificação do pré-sal como um campo de disputa política no qual a candidata governista poderá se dar bem, especialmente se ligar o uso dos fundos obtidos pelo estado brasileiro ao financiamento dos sistemas de saúde e educação e da infraestrutura;

2. Outra é de que Lula teria aberto o caminho; Dilma será a consolidação desse caminho. Ou seja, ela seria a única pessoa capaz de manter o rumo, que o eleitor brasileiro identifica como o rumo certo.

Acho que vocês deram uma contribuição excepcional ao debate.

Como a seleção de alguns trechos de comentários que fiz abaixo, implica em juízo de valor pessoal e instranferível, convido quem quiser ter sua própria visão a acessar o post original aqui:

Magda Maria de Magalhães
Prioridade para o social. Educação - seria fundamental capacitar melhor o professor, horário integral. Saúde - falta expansão para o interior bravo da medicina básica, melhorar bastante as especialidades médicas. Em Belo Horizonte, onde o PT está no governo há 16 anos, um simples resultado de exame de sangue é entregue quase um mês depois. A tv Brasil está engatinhando. E o fortalecimento das várias culturas dos estados brasileiros? O que vemos é Rio e São Paulo irradiando para todo o país. E a reforma agrária? Ainda falta caminhar muito. Uma coisa que não vi no governo Lula foi a discussão com o povo sobre o Brasil que nós queremos. Faltou diálogo. E Lula sempre foi craque nisto. Basta recordarmos as caravanas da cidadania. Avançamos com Lula mas, precisamos avançar mais, por exemplo, implantar uma educação crítica e de qualidade. Esta tem que ser a base. Nada desta história de só fortalecer o ensino fundamental. De qualidade tem que ser o ensino fundamental, o médio, o técnico, o superior.

Carlos Rico
O projeto do Lula/PT,como bem disse outro comentarista,é de uns 20 anos. É o começo de um desmonte.Quando alguns falam que o Lula é conciliador e não de esquerda,penso que o presidente é a base de sustentação da esquerda, e que o que vier, vai ser pra fortalecer e instalar as correntes humanitárias, as marxistas sobretudo. A ministra Dilma, por exemplo, vem de correntes de esquerda, e chegou a entrar em combate forte contra a direita, durante os anos de chumbo.

Hamilton Vieira de Paula

Caro Azenha, Advertindo, antes de mais nada, que não simpatizo nem com PSDB, nem com DEM, nem com PMDB, acho que o projeto político do PT - e, em grande parte, também do Lula - é simplesmente de manter-se no poder. Aqui e acolá, são feitas alguns programas pontuais, inexpressivos do ponto de vista macro, incapazes de formar um verdadeiro "projeto político".

Sergio Telles
Garantir o pré-sal na mão dos brasileiros é uma grande missão que só o Governo Dilma é capaz de cumprir, bem como seguir nossa política sul-sul e acelerar ainda mais os investimentos, agora com um país com imensa capacidade por conta da redução dos juros, que aliviarão as contas públicas em uma economia aquecida.

Pablo

Sim, a considerar pela ausência de reforma agrária...sem falar da negligência em defender as terras indígenas e o nosso patrimônio natural. E essa idéia torpe de ignorar as contradições de classe históricas do Brasil, querendo promover justiça social e combate à pobreza sem incomodar a ordem burguesa, servilmente comprometida com o imperialismo. Espero que Dilma a partir de 2010, junto com as mobilizações populares, façam com que o PT pare de enxugar gelo, esqueça as alianças partidárias "estratégico-eleitorais", retome o seu programa de governo e honre o manifesto de criação do Partido, abandonado a partir de 2003 quando da subida ao planalto (salvo honrosas iniciativas tomadas, dentro do que foi possível).

Lucas Jerzy Portela
Não é que esgotou - é que está superado. As questões que elegeram Lula ou já não existem (porque ele soube dar conta) ou ele não atacou (e tá claro pra qualquer um que não vai atacar). Por outro lado, como todo episódio histórico, ele termina quando não mais consegue administrar suas contradições constitutivas.

Pedro Miranda
É preciso entender que um governo no Brasil pra fazer algo mais do que o Lula tá fazendo vai precisar de no mínimo, 40 anos, pois: 1-Tem que revolucionar os meios de comunicação; 2- tem que transformar a sociedade para uma reforma política elaborada pela ela, através de uma constituinte; 3-Tem que fazer uma verdadeira limpeza no Judiciário com a extinção dos ministros vitalícios e, principalmente, 4-induzir ao povo o amor ao seu País e lutar por ele contra esses canalhas que tentam subjulgá-lo aos americanos. Isso são coisas pra muitas e muitas gerações! O que não se pode é retroceder do ponto em que estamos, colocando o PSDB/DEMO no poder novamente.Que Deus nos ajude!?

Laura
Sim e não. Começo pelo não. Não se esgotou não, de jeito nenhum, ALGUMA proteção aos trabalhadores (Não ACABAR COM A CLT), alguma distribuição de renda (aumento do salário mínimo), um projeto desenvolvimentista distributivo (acho essa a matriz lula que tem dado certo e que NÃO SE ESGOTOU DE JEITO NENHUM. TEM MAIS É QUE SER ALARGADA). O que nos esgota (não sei se esgotou não) é que gostariamos de mudanças maiores. O que vejo é que não há NENHUMA força a esquerda para mudar mais. Só um INTENSO fragor da direita organizada (a esquerda mal existe), quando existe, bobeou não viu, alia-se a direita. A coisa tá ruim. O projeto Lula é ainda o melhor, ainda que insatisfatório.

Roberto Locatelli
O que devemos fazer, nesse momento, é dar toda a força para a eleição de Dilma. E durante os próximos anos, fortalecer o poder de penetração da Blogosfera. Multiplicar por mil, no mínimo. Paralelamente a isso, combinar os instrumentos da Blogosfera com uma real organização sindical e popular.

Urias Macedo
Claro que não se esgotou. Dilma é a continuação deste projeto que tem como mola mestra o pré-sal para financiar avanços significantes na saúde e educação. O que precisa ser feito é o povo fazer uma faxina no congresso não re-elegendo politicos corruptos que só roubam e não votam nenhum projeto, assim tem sido nos anos de governo Lula, e mesmo assim tivemos avanços.

Francisco Almeida
O PT tem um projeto para o Brasil, está declarado no seu estatuto, Luiz Inácio é um dos arquitetos e empreiteiro desse projeto, com ele, avançou-se muito, mas não o suficiente. Lula veio para construir a base do que o PT quer para o Brasil, mostrar ao povo brasileiro que somos capazes de construir e que se pode governar para todos, sem exclusões. E é com esta confiança, de que estamos no caminho certo, que se propõe a eleição de Dilma Rousseff para sucedê-lo. Lula veio para arrumar a casa, Dilma fará a mudança.

Douglas O. Tôrres
A menina dos olhos do Lula foram os avanços sociais conseguidos com o bolsa familia, de resto ele navegou onde politicamente era possivel, compos com as forças que poderiam lhe ajudar (não que eu concorde) , mas ele está PREPARANDO O CAMIN[h]O PARA A DILMA ,com[o]? redistribuindo as verbas de propaganda em midias medias e pequenas, tirando da grande mídia aos poucos as tetas govenamentais, dando sustentabilidade politica ao apoiar Sarney e com isso atraindo a maior parte do PMDB para sua sucessão. Acredito que um governo Dilma será para esta midia conservadora (pelo perfil que tem demonstrado, de "bateu levou") um governo hostil e com mais avanços sociais e economicos, haja visto que a oposição perde terreno a cada tentativa de provocar uma crise.

Lourival Carvalho
Excelente questão. Nada como uma interrogação para fazer o cerébro trabalhar. Não acho que o projeto político de Lula, cuja base econômica é o nacional desenvolvimentismo renovado esteja esgotado, pois ele continua, como no passado getulista, sendo uma necessidade para o país. O problema não é o modelo econômico que vem se consolidando e até enfrentando com êxito a crise mundial, mas a sua frágil armadura política de centro-esquerda. A força desta depende, quase exclusivamente da popularidade de Lula. Num momento como o atual, de mudança de "comando" do projeto, tais fragilidades colocam em risco a sua continuidade. Não tendo condições de propor um projeto melhor, o bloco conservador, representado pela oposição, a grande mídia e o STF, explora todas as contradições internas do projeto Lula visando derrotá-lo nas eleições. A mídia "esconde" a economia e ataca a política. Esta disputa, no entanto, será ganha possivelmente, pela economia, como bem desmonstra a manutenção da enorme popularidade de Lula. Saber fazer a articulação da economia com a política será o desafio das forças democráticas e populares interessadas na continuidade do projeto nacional desenvolvimentista.

Rubens

Não sei se o Lula teria projeto político. Mas tinha um objetivo claro: romper o poder do patriciado nacional. Lula é a ruptura, é a transição. Depois dele o Brasil poderá idealizar projetos socialmente justos.

Fonte: Vi o Mundo

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: