domingo, 9 de agosto de 2009

A República de Pilatos

::

por Wander Roberto Steca

Naqueles tempos, a opinião pública pedia, “Crucifiquem-no”. Pilatos sabia que aquela não era a opinião pública, era a opinião de quem manipulava a opinião.

Um deputado diz, “eu estou me lixando para a opinião pública”, e ele é então visceralmente condenado pelos jornais e emissoras de televisão. Estava certo o deputado, ele tem que se ater ao que manda a lei.

Diz o ministro do supremo, Gilmar Mendes a mesma coisa que o deputado, mas a reação para com ele é totalmente diferente. A mídia diz que o ministro se coloca acima das pressões populares.

Veja bem, é meritório para a mídia, que um Juiz fique acima da opinião da população, mas não é meritório que o deputado desafie a opinião da mídia que se diz representar a opinião popular.

Quando Collor sobe a tribuna, e pede que Sarney não renuncie e, ao mesmo tempo, pede que o senado não “se agache” perante a pressão da mídia, desafortunadamente para meu desgosto ele está certo. Para novo desgosto meu, Sarney também está certo e, para maior desespero meu, Renan idem. O senador Pedro Simon diz “que o Sarney vencendo não será uma vitória do Renan ou do Collor ou mesmo de Sarney, mas do presidente Lula, que se acha acima de Deus e do Diabo”.

O Senador Pedro Simon erra porque o que está em jogo é algo superior ao cargo que se apega o presidente do Senado, ou seja, a liberdade de todos os senadores.

A mídia está ameaçando não só o Senado, mas todo o Congresso. A mídia está dizendo que um recorte de jornal ou uma reportagem de televisão tem valor de uma jurisprudência. Que através de uma reportagem, a mídia pode levar o presidente do Senado, ou qualquer outro membro seu, ao conselho de ética e que através de uma representação a esse conselho ele se afaste temporariamente, até que tudo esteja esclarecido.

Pergunta-se então Senador Pedro Simon: vencendo uma posição dessa quem irá se opor a um poder desse, que cria jurisprudência com recortes de jornal, cria embaraços a todo e qualquer parlamentar até que se prove sua inocência? Pleiteia-se mais uma vez que o ônus de se provar inocente caiba ao acusado e não ao acusador de provar sua culpa.

Corroborando com esse pensamento os parlamentares ditos Éticos, pedem o afastamento temporário do Senador Sarney. O ex-presidente, aceitando um fato desses colocará definitivamente uma espada sobre a cabeça de cada parlamentar.

Lembremos que quando as acusações do caso “mensalão” estavam sendo admitidas no STF, um dos seus ministros afirmou que eles estavam com a “faca no pescoço”, que a mídia lhes havia imposto uma situação de forma que não se retirasse José Dirceu dessas mesmas acusações.

O Senador Arthur Virgílio apresenta uma série de acusações contra Sarney, sucessões de recortes de jornais, sem maior embasamento, talvez a preguiça pela procura de provas mais consistentes, talvez crença de que o quê afirma um jornal tenha maior valor que as palavras de Deus.

Há então, sobre todo o firmamento midiático a idéia de que qualquer dúvida sobre as suas acusações é de uma heresia abominável e, afronta à opinião pública.

Pois eu lhes afirmo em letras grandes, prefiro um Sarney culpado na presidência do senado do que dar a uma mídia que não é isenta, um poder tão avassalador sobre deputados, senadores e ministros da justiça. É falsa essa idéia de que a mídia representa o pensamento do povo. Ela grita e diz que é o povo quem grita, mas invariavelmente de seus pleitos, somente ela se beneficia.

Estão nos convencendo que devemos dar a Pilatos toda a razão.

Fonte: Vi o Mundo

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: