sábado, 21 de março de 2009

Leandro demonstra como Gilmar censurou a TV Câmara

::

Na grade da TV Câmara falta o dia da entrevista de Leandro. Gilmar e Temer se esqueceram que existem Youtube, blogs e meia dúzia de jornalistas sérios)

Na grade da TV Câmara falta o dia da entrevista de Leandro. Gilmar e Temer se esqueceram que existem Youtube, blogs e meia dúzia de jornalistas sérios

O Conversa Afiada recebeu o seguinte e-mail do repórter Leandro Fortes, que participou de um programa de debate na TV Câmara, retirado do ar por ordem do presidente do STF, Gilmar Mendes:

Paulo Henrique,

Li a informação passada pela assessoria do deputado Michel Temer no seu blog. A argumentação do assessor é risível, em todos os sentidos. Primeiro, não é verdade que os programas entram numa fila, vão seis vezes ao ar e dão lugar a outros. Essa regra, simplesmente, não existe. Participei de outros programas do “Comitê de Imprensa” que foram veiculados pelo menos duas vezes a mais que este último, censurado pelo ministro Gilmar Mendes. Além do mais, a censura não foi somente à grade de programação da TV Câmara, mas também ao site da emissora. O link para a entrevista da qual participei, no dia 11 de março de 2009, foi, simplesmente, retirado do site. Para o cidadão, tornou-se impossível assistir à dita entrevista pela página oficial da Câmara dos Deputados. Para tal, será preciso recorrer ao YouTube ou aos sites que conseguiram baixar o programa antes da censura.

Em anexo, envio a imagem retirada agora (16h12 do dia 20 de março de 2009) do site da TV Câmara, no link do programa “Comitê de Imprensa”, onde se pode ver, claramente, que a entrevista de 11 de março sumiu, aliás, foi sumida, como faziam os stalinistas com os dissidentes nas fotos oficiais, quando um camarada caía em desgraça na nomenclatura soviética.

Felizmente, um jornalista indignado, lá TV Câmara, no entanto, me mandou um link do arquivo interno do site, controlado pela Câmara dos Deputados, pelo qual é possível chegar à entrevista censurada. É este aqui:
http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/TV/2009/03/tvcacomite20090313-001-wm.100.wmv

No mais, quero agradecer a você e a tantos outros jornalistas e internautas que tiveram a sensibilidade de perceber a gravidade deste ato de censura, e mais ainda, a gravidade do contexto em que ele aconteceu.

Fui procurado por representantes da diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal que, na próxima semana, deverá convocar o Conselho de Ética para analisar o assunto e, possivelmente, elaborar uma ação judicial de maneira a fazer a Câmara dos Deputados prestar conta aos co
ntribuintes e aos cidadãos brasileiros desse ato de violência à democracia.

Grande abraço.

Leandro Fortes
Jornalista

Fonte: Conversa Afiada

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: