sábado, 21 de março de 2009

Dantas, Obama e Condoleezza

::

por Luis Nassif

A discussão está esquentando.

Protógenes escreveu a carta a Obama. A carta está sendo apresentada como prova de desequilíbrio. O advogado de Daniel Dantas escreveu carta a Condoleezza Rice. A carta foi vista como estratégia para, em caso de uma derrota jurídica, Dantas solicitar asilo político.

O ponto central dessa história é que o caso Satiagraha já transcendeu o território nacional. Tornou-se um episódio símbolo da atuação de organizações criminosas internacionais e da dificuldade de alguns países, como o Brasil, em coibir uma ação criminosa ostensiva.

Alguns comentaristas cobram do Blog posições fechadas a favor ou contra. Não existe isso. O apoio a De Sanctis e a Protógenes não é cheque em branco. É em cima da análise dos fatos, muitos deles trazidos por vocês.

Por não ser cheque em branco, todos os fatos devem ser considerados. E a análise dos fatos demonstra, até agora, uma ampla conspiração de setores influentes visando abafar um escândalo que já transcende as fronteiras do país.

O comentário do Fábio, abaixo, ajuda a entender esses movimentos.

Por Fabio:

Nassif,

Gostaria de chamar a atenção sobre alguns aspectos factuais de mais esse ataque ao Delegado Protógenes, incluso o telefonema do advogado criminalista (que certamente trabalha, já trabalhou, ou é amigo de um outro advogado que trabalha para o Daniel Dantas) a você.

1) Não é estranho que o Sistema Dantas de Comunicação, com destaque para o esgoto da VEJA, só queira colocar uma “camisa-de-força” no Delegado por essa carta agora? A carta é datada de 27 de fevereiro de 2009, ou seja, foi enviada há quase 1 mês! Os jornalistas de Daniel Dantas esperaram passar a visita do Presidente Lula ao Presidente Obama para fazer barulho sobre o assunto.

2) Na “cúpula” Lula-Obama o presidente americano tocou no assunto do garoto Sean, algo que seria completamente sem importância para uma conversa de presidentes. Certamente muito menos importante do que a Satiagraha, que revelou o intestino da enorme corrupção do Brasil. Imagina se a VEJA ou a FOLHA fizessem barulho sobre isso, e um jornalista INDEPENDENTE americano perguntasse a opinião do Presidente Obama!

3) Pergunte ao advogado criminalista emissário do Daniel Dantas se ele conhece os acordos entre Brasil e Estados Unidos referentes a corrupção? Veja neste link a descrição do FOREIGN CORRUPT PRATICES ACT (clique aqui). É um link oficial do governo americano que permite inclusive denúncias por email.

Convido os internautas aqui a estudarem como funciona a internet nos Estados Unidos, onde, diferente dos 300 picaretas do Congresso Brasileiro ou do Gilmar Dantas, todo mundo lê os emails e toma providências. Quem quiser testar um pouco de exercício de cidadania, é só navegar ou procurar no GOOGLE “foreign corruption US Government”.

3) Isso não é questão de SOBERANIA NACIONAL, como alguns comentaristas querem fazer crer. CORRUPÇÃO é um problema mundial, como MEIO AMBIENTE, TERRORISMO ou TRÁFICO DE DROGAS. Vejo na Carta de Protógenes uma atitude desesperada, como desesperados estamos nós ao ver uma contaminação quase que total da corrupção de Daniel Dantas no Governo, na Oposição, no Judiciário e na Imprensa.

4) É curioso que o Sistema Dantas de Comunicação não quis colocar uma “camisa-de-força” no banqueiro-bandido-condenado Daniel Dantas, quando ele escalou seu advogado americano Philip Korologos para escrever cartas à então secretária de estado Condolezza Rice sobre os grampos da Satiagraha, onde ele foi flagrado falando com criminosos no Brasil sobre a propina dada na Anatel. Ninguém se indignou nem falou de Soberania Nacional! E poucos sabem que esse advogado ainda tentou interferir no HC que libertou Dantas no STF, OFICIALMENTE. Está nos autos!

5) Pelo contrário, o chefe do Sistema Dantas de Comunicação, o Primeiro-Ministro de Comunicações de Daniel Dantas, o jornalista Leonardo Attuch, publicou nota a respeito na ISTOÉ DINHEIRO para tentar desqualificar a Satiagraha na mesma linha que se faz hoje (clique aqui). Com direito a foto da Condolezza Rice e tudo. Alguém chamou ele de Dom Quixote???

6) E a FOLHA DE SÃO PAULO, repercutiu claro, sob as orientações de Daniel Dantas (clique aqui) . Um detalhe … a matéria da FOLHA nem foi assinada por um jornalista. Veio de cima e nenhum jornalista do jornal teve a coragem de assinar.

7) Ou seja, tentar usar o Governo Bush para ajudar a livrar a cara de um criminoso no Brasil, apoiado pelo suspeito Presidente do STF, PODE! Mas um delegado que LEGALMENTE detectou uma REDE INTERNACIONAL DE CORRUPÇÃO, escrever para o Presidente Obama pedindo sua atenção a esse crime seríssimo, ISSO NÃO PODE???

Eu gostaria muito de saber as opiniões do advogado criminalista e dos colegas comentaristas sobre os 7 tópicos acima.

Fonte: Site do Luis Nassif

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: