segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Oficina do Método sem Fraldas

banner

Oficina do Método sem Fraldas

Uma nova visão sobre uma antiga prática – o movimento “sem fraldas”

15 de Agosto 2009 - Sábado
Horário:
das 14:00hs às 17:00hs
Valor: R$ 40,00 por pessoa ou
R$ 60,00 por casal *

Um conhecimento transformador e ecológico.

Os facilitadores Tara Lafey e Bruno Amadea, são pais de Stellaluna Iara que desde os 3 meses não usa fraldas, o método foi aprendido no Canadá, onde ela nasceu .
Stellaluna no piniquinhoA base do ‘método de higiene natural infantil’ é um exercício de reconhecimento dos ciclos das crianças e uma prática de comunicação. Os adultos que o praticam com as crianças ao seu redor sabem que elas podem comunicar-se de formas não verbais. Da mesma forma que a mãe oferece o seio quando percebe que seu bebê está com fome, ela pode oferecer um pinico, levá-lo à privada ou a um canteiro de terra, ou a qualquer outro receptáculo de sua preferência ao se dar conta de que a criança precisa urinar ou defecar. A eliminação de xixi e cocô, tão bem como as necessidades de comer ou dormir, possuem natureza cíclica. O reconhecimento desses sinais e ciclos permitem aos pais satisfazer essa necessidade de seus filhos de uma maneira mais harmoniosa que o simples trocar de fraldas.
Adultos adeptos do ‘método de higiene natural infantil’ podem assegurar que os bebês são conscientes de sua necessidade de eliminação e capazes de a comunicar desde muito jovens. Isso contraria teorias segundo as quais é impossível aos menores de dois ou três anos controlar os músculos do esfíncter externo, que controla a abertura voluntária do ânus. Uma das vantagens é que o método permite à criança desenvolver desde cedo a consciência de uma de suas necessidades fundamentais, levando também a uma maior percepção de seu corpo. Todos que praticam este método são conscientes de que os pequenos possuem um senso de limpeza e que não gostam de permanecer sujos e molhados dentro das fraldas. Porém acabam se condicionando a isso até os dois ou três anos, quando é preconizado se começar um treinamento para deixar as grandes causadoras de assaduras.
 É um modo amável que se baseia na escuta das necessidades da criança promovendo um laço afetivo muito forte. Contrariamente ao método convencional de abandono das fraldas, ele é não coercitivo pois não cria um sentimento de sucesso ou decepção a cada eliminação. Isto porque o importante é a capacidade de ouvir e responder à necessidade dos filhos. A mensagem que podemos ter em mente é que as fraldas não são indispensáveis e que é possível em qualquer lugar do planeta praticar a higiene natural infantil. O ‘método de higiene natural infantil’ poupa água e sabão de lavagem no caso das fraldas de pano, mas principalmente no que se refere a utilização de fraldas descartáveis, extremamente poluentes para o ambiente e nocivas para a pele delicada do bebê.

Inscrições Antecipadas

Informações e inscrições:

logoMorada da Floresta
Rua Diogo do Couto 47
Jardim Bonfiglioli, SP, SP
11 – 3735 4085

www.moradadafloresta.org
email para contato: moradadafloresta@gmail.com


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: