sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Marina Silva e Heloisa Helena na mesma chapa

::

http://www.fiocruz.br/ccs/media/marinasilva2.jpg
Marina Silva

Por Glauco Faria

Os contornos da candidatura presidencial de Marina Silva pelo PV começam a ficar mais nítidos e pode ser que a senadora componha uma chapa feminina com outra ex-dissidente do PT. As negociações do PV com o PSOL já existem e não será surpresa se Heloísa Helena abrir mão da sua candidatura para ser vice da ex-ministra do Meio Ambiente.

O encontro entre as duas já ocorreu e a negociação evolui para uma aliança visando as eleições presidenciais. Nada mais natural, afinal, se a candidatura de Marina pode atrapalhar Dilma Rousseff, ela praticamente inviabiliza a de Helosa Helena, que estaria condenada ao raquitismo eleitoral. Assim, uma possível chapa com o PV faz do PSOL um protagonista em 2010, adquirindo uma visibilidade impossível de se alcançar com HH.

Difícil mesmo vai ser justificar uma aliança com um partido tão heterogêneo quanto o PV, à direita em vários centros urbanos como em São Paulo, onde dá apoio ao demo Gilberto Kassab.

Religião e política

Mas o partido que está praticamente fechado com Marina é o PSC. Também nada a se estranhar, já que ele e o PV quase fundiram em 2006 por conta da cláusula de barreira, derrubada depois no STF.

Assim, a candidatura ganha musculatura no setor evangélico, que é a base do PSC. Aliás, se vingar a chapa Marina-HH, a moral religiosa pode vir à tona nos debates políticos. A ex-ministra é missionária da Assembleia de Deus e já se manifestou a favor do ensino da teoria criacionista, que contesta o darwinismo, nas escolas. Já Heloísa Helena, católica, já se manifestou contra o aborto não no que diz respeito a uma escolha individual, mas sim desprezando a questão em termos de política de saude pública. Chegou a afirmar que "a legalização do aborto não é uma proposta moderna. É conservadora e reacionária”.

A bem da verdade, as eleições de 2010 parece que serão bem mais animadas do que se pintava...

Fonte: Blog do Rovai - Revista Fórum

::
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: