por Renato Rovai
Neste último fim de semana a Folha de S. Paulo publicou um artigo na sua página 3 assinado pelo deputado federal Dr. Pinotti. Personagem relativamente conhecido do público paulista, faz aquele tipo “homem sério”. Como meu nível de moralismo é quase zero, sempre desconfio de pessoas que trabalham midiaticamente sua imagem com esse contorno.
O artigo do Dr. Pinotti era sobre o Programa Saúde da Família, algo que vem sendo implementado no Brasil e cujos resultados são muito bons. Um programa que ainda está em desenvolvimento e que na maior parte das cidades atende menos do que 50% da população. Ou seja, precisa de investimento, de continuidade e de apoio.
Mas no seu artigo, Dr. Pinotti, o sério, tratava-o como algo obsoleto e dispendioso. Como ele é uma pessoa muito da séria, a opinião foi reverberada.
A verdade é que se trata de mais uma daquelas posições neoliberais temperadas com a suposta defesa dos recursos públicos. Diz-se que se está gastando muito com algo e propõe-se um remendo baratinho no lugar. E que abre espaço para o setor privado atuar. Ou os amigos não lembram do discurso de que a previdência pública estava privada e que o negócio era ter um teto de no máximo 5 mínimos?
Mas o mais interessante disso tudo é que ontem me deparo com o mesmo Dr. Pinotti, o sério, sendo entrevistado no programa CQC. Um show. O sério Dr. Pinotti foi vítima de uma pegadinha cujo objetivo do repórter é o de fazer o entrevistado dizer aquilo que ele lhe falou antes das câmeras estarem, em tese, ligadas.
Não é que o repórter pediu ao sempre sério Dr. Pinotti que na hora que ele lhe fizesse uma pergunta, o deputado tratasse da importância da família e dissesse que ela é muito importante por ser a célula matter da sociedade. Sabe o que o sério Dr. Pinotti fez, ao invés de mandar o repórter ir catar coquinho? Disse tudo o que ele pediu. Com aquele gestual impoluto, impávido e colosso.
Tudo bem, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, mas não dá pra deixar de perguntar: Dr. Pinotti, homem sério, a sua opinião sobre o PSF é tão séria quanta a entrevista divulgada ontem no CQC?
Fonte: Blog do Rovai
::

Nenhum comentário:
Postar um comentário