terça-feira, 14 de outubro de 2008

Socorro público

::


::

da Redação Carta Capital

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciou nesta terça-feira 14 a compra de 250 bilhões de dólares em ações de instituições financeiras debilitadas. “São ações inteligentes e têm todo o apoio dos EUA”, afirmou Bush. Na prática, a iniciativa é menos original do que pretende o governante americano. Segue, até certo ponto, a fórmula anunciada pelas autoridades européias na véspera, com repercussão positiva no mercado.

O otimismo desembarcou nas bolsas de todo o mundo ontem, quando países europeus também anunciaram pacotes bilionários de ajuda aos bancos. O plano inclui a estatização de instituições financeiras, por meio da compra de ações. O Banco Central Europeu injetou cerca de 100 bilhões no mercado nesta terça-feira. A melhora no ânimo deu a volta no globo. Em Tóquio, a bolsa subiu mais de 14%, batendo novo recorde.

Os recursos dos cofres americanos virão do pacote anticrise de 700 bilhões de dólares aprovado no início do mês pelo Congresso americano. De acordo com o secretário do Tesouro, Henry Paulson, a iniciativa permitirá o “retorno da confiança no sistema financeiro”.

A medida, segundo o presidente George Bush, é de “de curto prazo essencial” e ajudará os bancos a fazerem empréstimos a empresas e pessoas e a compensar as perdas ocorridas durante a crise financeira.

“Garantindo cada dólar nessas contas, daremos paz de espírito para os americanos”, acredita o presidente, que espera o estímulo à criação de empregos e o crescimento econômico.

O índice Ibovespa, nesta manhã de terça-feira, operava em alta de 3,21%. No início do dia, chegou a subir mais de 5%. O dólar recuava 2,47%, a 2,093 reais. Já em Nova York, o índice Dow Jones subia 0,49%, com ganho de 46 pontos e índice tecnológico Nasdaq perdia 1,60%.

(Crédito da foto: Susan Walsh/AP)

Fonte: Carta Capital

::
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: