sexta-feira, 10 de outubro de 2008

ROUBINI: O RISCO É DE DEPRESSÃO GLOBAL

::

por Luiz Carlos Azenha

Recebi uma mensagem-alerta do site do economista Nouriel Roubini em que ele diz que estamos a caminho de um "derretimento financeiro sistêmico" e que o risco é de depressão global.

O texto diz que as economias que representam 55% do PIB global já estão em recessão. "Temos uma recessão severa, uma crise financeira severa e uma crise bancária severa nas economias avançadas", diz ele.

Roubini menciona a posição relativamente boa de alguns países, mas diz: "Mesmo os países de melhor perfomance -- como o clube dos BRICs do Brasil, Rússia, Índia e China correm o risco de um pouso forçado. Os canais de comércio, finanças, câmbio e confiança estão levando a uma redução de crescimento dos mercados emergentes com muitos deles correndo o risco não só de uma recessão, mas de uma crise financeira severa".

O economista acredita que a recessão terá duração de pelo menos dois anos nos Estados Unidos e perto disso no resto do mundo. Diz que uma recessão de uma década, como a que o Japão experimentou, não pode ser descartada.

Ele propõe um pacote global que inclua novo corte nas taxas de juros, garantia de todos os depósitos bancários, triagem das instituições que devem ser liquidadas, redução da dívida dos mutuários americanos, refinanciamento de dívidas de empresas e investimentos públicos em infra-estrutura, entre outros.

Ou isso, ou as bolsas quebram e o mundo caminha para a depressão.

Fonte: Vi o Mundo

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: