terça-feira, 14 de outubro de 2008

EUA VÃO ESTATIZAR O CITIBANK E O BANK OF AMERICA

::



Quem diria, hein ?. Estatizar o
Citibank e o Bank of America ...

por Paulo Henrique Amorim

Máximas e Mínimas 2004

Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista


. O Governo americano decidiu comprar ações preferenciais e assumir parte do controle – temporariamente – de alguns dos maiores bancos americanos.

. Veja o que diz o Wall Street Journal: To kick off Tuesday's expected announcement, the government is set to buy preferred equity stakes in Goldman Sachs Group Inc., Morgan Stanley, J.P. Morgan Chase & Co., Bank of America Corp. -- including the soon-to-be acquired Merrill Lynch -- Citigroup Inc., Wells Fargo & Co., Bank of New York Mellon and State Street Corp., according to people familiar with the matter.

. Aí está a fina flor de Wall Street.

. O mais alucinado marxista não seria capaz de imaginar que isso pudesse acontecer.

. Essa é a maior intervenção do Estado na economia americana, desde a Depressão de 1929.

. É a mais retumbante derrota dos teólogos do “Estado Zero”, aqui celebrados no Governo do Farol de Alexandria e seus fâmulos.

. Isso significa que o neoliberalismo quase destruiu os sistema capitalista.

. E foi preciso usar a nêmese do neo-liberalismo – a intervenção estatal – para curar a infecção que a ausência do Estado foi capaz de espalhar em todo o sistema.

. A desregulamentação quebrou o capitalismo americano – e, se não fosse a Inglaterra, quebrava o resto do mundo, também.

. Clique aqui para ler sobre o papel de Gordon Brown, primeiro ministro inglês, na salvação do capitalismo.

. Os teólogos do neo-liberalismo defendiam a tese de que era preciso reduzir tanto o Estado que seria possível afogá-lo numa banheira.

. Deu nisso.

. Na maior crise da História do Capitalismo, desde 1929.

. Amigo leitor, você está realmente preparado para ouvir essa notícia : o Citibank vai ser estatizado !

. Quem diria, hein ?

. E o Brasil ?

. O presidente do BankBoston, que ocupa a presidência do Banco Central está ideologicamente ancorado no século passado.

. Preste atenção, amigo leitor, se houver esqueletos nos bancos e nas empresas brasileiras, ele, Henrique Meirelles, será o responsável pelo erro grave de não abrir a porta do armário – para não incomodar os bancos ...

Em tempo: No Bom (?) Dia Brasil, a Miriam Leitão finalmente usou a palavra “estatização” para se referir à formula que vai salvar o capitalismo. Mas, isso tem um preço: Miriam, semper-fidelis, fez uma defesa entusiasmada do Proer e chegou a dizer que o Proer foi uma solução mais “sofisticada” que a formula Gordon Brown. A Miriam não falha !

Em tempo 2: A Miriam está preocupada: o Banco Central do Brasil reduziu o redesconto, pôs dinheiro no caixa dos bancos e ... e se os bancos não usarem dinheiro para financiar a produção e o consumo ? E se houver o que se chama de “empoçamento”, pergunta a Miriam, preocupadissima. A Miriam está um pouco atrasada nessa discussão. O Banco Central, presidido pelo presidente do BankBoston, não tem peito para aplicar punições aos bancos que sentarem em cima da morna poça dos titulos do Tesouro e trancar a economia. O Henrique Meirelles, você acha ?, vai chamar os bancos “às falas” ?

Fonte: Conversa Afiada

::
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: