sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Um lixo portátil e ecológico para as bitucas de cigarro

::



A nova lei antifumo, amada por uns, odiada por outros, gerou mais um problema: a concentração de bitucas de cigarros em lugares públicos. Pensando que, em média, são consumidos cerca de140 bilhões de cigarros todos os anos no Brasil e que cada bituca de cigarro leva entre 2 e 5 anos para se decompor no meio ambiente, temos uma questão: o que fazer para reduzir os impactos causados pelo descarte indiscriminado destes detritos – entupimento de bueiros, poluição local, mau cheiro? E outra: quais os danos que este microlixo pode causar à natureza e aos animais? E mais: que destinação dar a estes detritos?

De acordo com Fernanda Aranda, repórter da Folha, estudos da Faculdade de Saúde Pública concluíram que deixar 20 bitucas de cigarros durante 2 dias em 10 litros de água, produz material com quantidade de oxigênio e poluentes, equivalente a 1 litro de esgoto doméstico.

Pensando em responder parte destes enigmas e lembrando que cada um é responsável pelo lixo que produz, um brasileiro, Erich Burger Netto, trouxe de Sídnei, Austrália, a ideia de desenvolver um cinzeiro de bolso - o “Bota-Bituca”: um produto criado a partir da matéria básica para fabricação de embalagens PET.

O fumante pode jogar as pontas de cigarros, mesmo acesos, no interior do recipiente e tampar. Como a vedação é total, a bituca se apaga, o cheiro desagradável não sai e pode ser guardado no carro, na bolsa, no bolso da calça ou da jaqueta.

(Wagner Aparecido Cipriano e Jhonny Oliveira)

Fonte: Blog do Planeta

::


Share/Save/Bookmark

2 comentários:

Anônimo disse...

nada como as velhas caixinhas de filmes fotográficos...aquelas lembram?

Alexandra Peixoto disse...

Verdade, pra que comprar mais um troço se dá pra improvisar? Eu sou fumante e faz uns 4 anos que guardo minhs bitucas no plastiquinho do próprio maço. Mas que fede, fede. Adorei a dica!