quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Para entender o noticiário

::


por Luis Nassif


Preste atenção nos seguintes pontos:

1. A ação do Banco Central no dólar

O BC tem dito que não mira uma cotação para o dólar e irá vender a moeda americana apenas para dar liquidez ao mercado e estabilizar a cotação do dólar. Não bate. O mercado financeiro não demanda dólar pronto. A especulação se dá com derivativos – e o BC foi o grande estimulador ao entrar na ponta compradora dos swaps. É um ponto a mais a marcar a irresponsabilidade do banco em relação à crise.

2. A ação do BC no provimento de liquidez ao sistema.

A diretoria do BC não conhece o mundo além dos jardins das tesourarias de bancos. Ao reduzir o compulsório sem amarrá-lo à concessão de crédito, apenas deu lucro de graça aos bancos, à custa do Tesouro. Os bancos receberam o dinheiro e aplicaram em títulos públicos. Será importante saber a rapidez com que o BC corrigirá seus próprios erros.

3. O tamanho da encrenca global.

Ainda não está claro o tamanho do rombo, especialmente do sistema bancário norte-americano. Fique atento a todas as informações sobre a insuficiência da ajuda americana e seus desdobramentos.

4. Brasil na crise.

Os pontos de atenção continuam sendo a extensão do estrago das operações especulativas com o subprime brasileiro e a operação de prover as empresas de liquidez.

5. Questões de futuro

Em relação ao futuro, o grande debate está sendo travado agora: se o governo vai praticar uma política pró-cíclica ou anti-cíclica. Pró-cíclica é uma política que acentua as tendências observadas na economia. Ou seja, se o mundo caminha para a recessão e a economia brasileira caminha para o esfriamento, o governo tomar medidas de contenção de gastos e de investimento. Anti-cíclico é tentar estabelecer contrapesos à tendência global. Isto é, não parar com os investimentos no PAC e com os investimentos no pré-sal, reduzir as metas de superávit fiscal.

Se prevalecer a primeira orientação – bancada pelo BC – sai de baixo. O ano que vem será de choro, ranger de dentes e aumento do desemprego.

Fonte: Blog do Luis Nassif

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: