terça-feira, 14 de outubro de 2008

O médico e o fabricante de drogas

::

por Luiz Carlos Azenha

Um dos mais influentes psiquiatras dos Estados Unidos recebeu mais de 2,8 milhões de dólares em "consultorias" de fabricantes de drogas entre 2000 e 2007 mas não informou sobre mais de 1,2 milhão à universidade e violou as regras federais de pesquisa, de acordo com documentos entregues a investigadores do Congresso.

O psiquiatra, Dr. Charles B. Nemeroff, da Universidade de Emory, é a figura mais importante envolvida em uma série de revelações que está chacoalhando o mundo acadêmico da Medicina e que provavelmente vai causar mudanças na relação entre médicos e fabricantes.

Em um exemplo significativo, Dr. Nemeroff assinou uma carta datada de 15 de julho de 2004 prometendo aos administradores da [universidade] Emory que receberia menos de 10 mil dólares por ano da GlaxoSmithKline, com isso obedecendo a regras federais [que existem para evitar conflito de interesses]. Mas no mesmo dia ele estava no hotel Four Seasons de Jackson Hole, Wyoming, recebendo 3 mil dólares dos 170 mil que ganhou da companhia naquele ano -- 17 vezes mais que o valor que ele havia aceitado como limite.

(De Gardiner Harris, no New York Times)

Fonte: Vi o Mundo

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: