quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Maquiavel não faria melhor

::

por Luiz Carlos Azenha

Como alguns de vocês sabem, fiz um documentário para a TV Cultura de São Paulo sobre a Raposa/Serra do Sol. Visitei Pacaraima, em Roraima, então governada pelo prefeito Paulo César Quartiero. O prefeito é uma figura simpática e tem um discurso muito articulado para defender seus pontos-de-vista, embora ele tenha exagerado um bocado sobre a ameaça representada pelos "índios imperialistas".

Quando estive em Pacaraima o prefeito me pareceu muito popular. Ou pelo menos era assim que ele se apresentava. Curiosamente, Quartiero perdeu as eleições locais para Ademir da Silva Campos, do PSDB, por 2250 votos a 2075. É mesmo difícil de acreditar. O prefeito tem dito que o governador do estado, Anchieta Jr., se intrometeu em assuntos locais e comprou votos para tirá-lo da prefeitura.

Eu acho que entendi o que aconteceu. O prefeito vinha obtendo cobertura nacional da mídia e já despontava como candidato a algum cargo público importante por Roraima: senador ou governador. Com a derrota, ele perde a base política. Tudo indica que perderá também as terras que ocupa em área indígena. Sem as terras e sem a prefeitura fica em situação mais vulnerável. E Anchieta Jr. se livra de um futuro adversário. Machiavel não faria melhor.

Fonte: Vi o Mundo

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: