quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Eleições EUA - Faltando 34 dias - Economia domina campanha e Obama já lidera na Flórida

::




Economia preocupa eleitores e Obama já lidera na Flórida Democrata em vantagem também na Pensilvânia e em Ohio.

Por Luiz Carlos Azenha

O senador Barack Obama está na frente em três estados-chave para as eleições nos Estados Unidos, de acordo com pesquisas da Universidade de Quinnipiac divulgadas hoje.

Ninguém se elege presidente do país desde 1960 sem vencer em dois de três estados: Flórida, Ohio e Pensilvânia.

De acordo com os levantamentos, depois do primeiro debate presidencial a liderança de Obama na Flórida saltou para 51% a 43%, em Ohio passou a ser de 50% a 42% e na Pensilvânia agora é de 54% a 39%.

"É difícil encontrar uma campanha presidencial moderna em que o resultado tenha tido uma mudança tão dramática como esta, tão tarde. Nos últimos 20 dias, Obama virou na Flórida depois de estar 8 pontos atrás e aumentou sua vantagem para oito pontos em Ohio e 15 na Pensilvânia", declarou Peter Brown, diretor-assistente do instituto de pesquisa.

A pesquisa também descobriu uma forte oposição ao plano de resgate das instituições financeiras com U$ 700 bilhões em dinheiro público: de 48% dos entrevistados em Ohio, 42% na Flórida e 46% na Pensilvânia. O plano é apoiado por 29%, 36% e 33%, respectivamente.

A taxa de aprovação do presidente Bush nos três estados é baixíssima: 24% na Flórida, 25% em Ohio e 23% na Pensilvânia.

Os eleitores independentes, que formam um bloco decisivo, agora dão apoio majoritário a Obama: 52% a 40% na Flórida, 46% a 42% em Ohio e 59% a 29% na Pensilvânia.

E a economia, um tema que favorece o democrata, é a principal preocupação para 59% dos entrevistados na Pensilvânia, 59% em Ohio e 60% na Flórida.

Fonte: Carta Capital

::

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: