terça-feira, 8 de setembro de 2009

Os cucarachas compram mais

::

por Miguel do Rosário



Quem diria? A América Latina hoje é muito mais importante para a economia brasileira que os Estados Unidos. É mais importante que todos os 29 países, reunidos, da União Européia! Não acredita? Confira esses dados do comércio exterior brasileiro, obtidos junto ao sistema Alice, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), com números atualizados até julho deste ano.

No período de 12 meses encerrado em julho último, as exportações brasileiras totalizaram 170,93 bilhões de dólares, queda de 7,3% sobre o valor registrado em igual temporada do ano anterior. Com um detalhe, esta queda só não foi bem maior em função do expressivo aumento na venda de produtos brasileiros para China e África.

Entretanto, o número que chama mais a atenção é a posição do bloco América Latina e Caribe no ranking dos principais destinos das exportações nacionais; nos 12 meses de Agosto de 2008 a Julho de 2009, este bloco comprou 41,0 bilhões de dólares em produtos brasileiros, o que correspondeu a 24% de tudo o que o Brasil exportou no período. Para efeito de comparação, as exportações brasileiras para os EUA no mesmo período (12 meses Ago/Jul 2009) alcançaram 20,22 bilhões de dólares, ou 11,8% do total exportado pelo Brasil.

Ou seja, os cucarachas estão comprando muito mais que os ianques. Portanto, quando você ler no jornal, ou escutar no rádio e TV, qualquer comentário pejorativo sobre as reuniões entre os presidentes do Brasil e América Latina, lembre-se disso. O Brasil está ganhando muito mais dinheiro com seus hermanos vizinhos do que com seu brother do norte.

Na comparação com a Europa, a América Latina continua ganhando, o que é incrível, visto ser a Europa, hoje, uma reunião ampliada de 29 países. Nos últimos 12 meses, a União Européia importou do Brasil um total de 38,48 bilhões de dólares, ou 22,5% das exportações nacionais.

A China, novo xodó dos exportadores brasileiros, respondeu por 12,1% de nossas vendas externas, importando um total de 20,68 bilhões de dólares em Ago/Jul 2009.

Há um dado fundamental, porém, que eleva, e muito, a importância da América Latina para a balança comercial brasileira. Enquanto o preço médio dos produtos brasileiros exportados para a União Européia, nos últimos 12 meses, ficou em 436 dólares por tonelada; para a China, 145 dólares; para os EUA, 917 dólares; o preço para a América Latina atingiu 1.085 dólares por tonelada. Se não considerarmos os países do Caribe, o preço médio das exportações brasileiras para a América Latina chega a 1.486 dólares a tonelada.

Ou seja, a América Latina não apenas é hoje a maior compradora de produtos brasileiros, como é a importadora de nossos produtos com maior valor agregado. Enquanto a Europa mantém barreiras coloniais contra nossos artigos manufaturados, a América Latina vivencia, atualmente, uma extraordinária integração econômica, verdadeiramente aberta. A China permanece importadora de nossas matérias primas mais brutas e mais baratas. Os EUA são um pouco mais abertos, mas, vitimados pela crise econômica, foram o destino que mais reduziu suas compras de produtos brasileiros nos últimos 12 meses - as exportações brasileiras para os EUA caíram 25,5% no período.

Enfim, todo esse movimento esquerdista na América Latina, gostem os donos da mídia ou não, está fazendo o Brasil ganhar muito dinheiro. E dinheiro bom, obtido com venda de produtos industrializados, não de ferro bruto a 15 dólares a tonelada, como é o caso das exportações para China.

Confiram a tabela e o gráfico abaixo. Cliquem neles para ampliar.



Fonte: Blog Óleo do Diabo


::
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: