sábado, 5 de setembro de 2009

Os comandantes latinos de Oliver Stone

::

"O presidente venezuelano é mais perigoso para os Estados Unidos do que Fidel Castro jamais foi, é mais perigoso que Osama Bin Laden". Diante dessa e outras afirmações da rede de TV norte-americana CNN, assim como de boa parte da mídia do país, o diretor Oliver Stone (famoso por produções como The Doors, JFK e Alexandre) resolveu viajar para a Venezuela e investigar com os próprios olhos o que tem acontecido ali. Chegou à conclusão de que Chávez é um líder popular que está mudando a história do país e que a imprensa passa uma imagem distorcida dele.

O resultado é o filme South of the Border (Ao Sul da Fronteira, em tradução livre), um trabalho investigativo do diretor, com um estilo um pouco parecido ao de Michael Moore (de Farenheit 11/9 e Tiros em Columbine). Foi apresentado no Festival de Cinema de Veneza esta semana, mas ainda não tem data para chegar aos cinemas brasileiros. Enquanto isso, outras produções de cunho político latino-americano de Stone podem ser encontradas em locadoras, lojas de departamentos e na internet.

Em Comandante, Stone faz um trabalho parecido ao entrevistar aquele que foi por muito tempo “o maior inimigo dos Estados Unidos”, Fidel Castro. O filme foi feito durante três dias do ano de 2003, a partir de cerca de 30 horas de entrevistas, enquanto o diretor esteve em Cuba, e sem combinações prévias de perguntas. Fidel tinha o diretor de terminar a entrevista quando quisesse e se recusar a responder qualquer pergunta, mas falou sobre tudo.

Assista ao trailer de Comandante:



Assista à primeira parte do filme:



No ano seguinte, foi lançado Looking for Fidel, uma espécie de seqüência de Comandante, com mais entrevistas. Dessa vez, Stone ouviu também alguns dissidentes cubanos. Esse filme ainda não está disponível no Brasil.

Outro clássico, que projetou o diretor na América Latina, é Salvador, de 1986, que conta a história de um jornalista norte-americano que vai para El Salvador cobrir a guerra civil (1980-1992). Durante a cobertura, ele acaba se envolvendo com a guerrilha de esquerda Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional, que entrou no cenário político-eleitoral do país. A história é verídica, e Stone não poupa criticas às mortes causadas pelos revolucionários.

Veja o trailer:




Assista também ao trailer de South of the Border, o filme sobre Chávez:


Fonte: Opera Mundi

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: