quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Ghee Yamuna - produtos ayurvédicos artesanais!

::

Pessoas queridas, amigos leitores.
Sempre tive como princípio norteador não ganhar dinheiro com o Boca no Trombone. Esse é um espaço para a livre circulação de notícias e informações para que possamos construir um país mais justo e solidário. Porém, vocês não imaginam como é difícil me dedicar tanto tempo a ele, sendo que tenho que cuidar também da minha sobrevivência. Daí que, como sou adepta e entusiasta defensora do comércio justo, das redes de troca e da economia solidária, não vi nenhum mal em vir aqui divulgar esse produto que vou representar em São Paulo a partir de hoje. Quem tiver interesse em adquirir o Ghee e outros produtos Yamuna - Produtos Ayurvédicos Artesanais, favor entrar em contato com alexandra.peixoto arroba yahoo.com.br.
Estou à disposição para qualquer esclarecimento.
Grande abraço,
Alê


**********************************************************************************

Ghee Yamuna




O ghee é a gordura derivada do leite após total remoção da água e de suas partes sólidas: a essência do leite, sua parte mais secreta.

O ghee desperta o aroma e sabor das ervas e especiarias culinárias, além de ser aboroso acompanhamento de pães e biscoitos. É um excelente óleo de cozinha, sendo indicado como um substituto saudável da manteiga e dos óleos pois apresenta ligações químicas estáveis entre suas moléculas, o que torna difícil a oxidação e a formação de radicais livres. Além disso, é uma das gorduras que apresenta maior smoke point: 252 C° ou seja, pode ser aquecido a temperaturas normais de cozimento sem alterar suas propriedades, como acontece quando um óleo vegetal é aquecido, tornando-se tóxico para o organismo.


Na Índia, o ghee é um produto de uso cotidiano, considerado sagrado e celebrado como símbolo de auspiciosidade, nutrição e cura sendo a gordura base da culinária indiana e importante remédio na Medicina Ayurvédica. É utilizado em diversas formulações medicinais e como óleo para massagem.

Segundo a Ayurveda, o ghee estimula a produção de Ojas, base da imunidade e da fertilidade: ojas é a essência de todos os tecidos do corpo. Promove renovação física e mental, aumenta a inteligência, refina o intelecto e melhora a memória. O ghee facilita a digestão, pois equilibra a acidez gástrica e facilita a evacuação atuando como lubrificante intestinal.

Como medicamento é considerado um poderoso veículo para as ervas pois potencializa a absorção das mesmas e facilitando sua distribuição e penetração em todos so canais (srotas) e órgãos.

Para os praticantes de yoga, o ghee serve como lubrificante natural das articulações, auxiliando na flexibilidade para a prática dos ásanas (posturas).



O ghee é essencialmente uma gordura saturada.
Mas gordura saturada faz bem á saúde?


Hoje, sabe-se da grande importância de ingerir gorduras de qualidade (principalmente óleos vegetais prensados a frio e não refinados) pois elas são facilitadoras da absorção de nutrientes pelo nosso organismo além de conter altos teores de vitaminas, ácidos graxos essenciais, elementos minerais e fitoesteróis. A medida que vamos envelhecendo, nossa capacidade de assimilação de nutrientes, assim como a força de circulção sanguínea vai diminuindo e, consequentemente desequilíbrios ligados a esses fatores passam a acometer nossa saúde: memória fraca, dificuldade de concentração e retenção de informações a longo e curpo prazo e posteriormente doenças neurológicas como parkinson e alzeimer.

Os ácidos graxos ou gorduras podem ser estudadas em duas categorias principais: saturadas e insaturadas. Gorduras saturadas podem ser divididas em ácidos graxos de cadeia longa e ácidos graxos de cadeia curta. Os de cadeia longa - principalmente as gorduras animais, não conseguem ser digeridas e metabolizadas integralmente pelo organismo humano e por esta razão podem causar doenças como o câncer além de formar depósitos na corrente sanguínea. Já os ácidos graxos saturados de cadeia curta são mais facilmente digeridos e metabolizados pelo corpo humano, tornando-se combustível para desempenhar todas funções que precisam de energia. As gorduras insaturadas podem dividias em monoinsaturada e poliinsaturada. As monoinsaturádas são aquelas gorduras que buscamos ingerir como alimento funcional como o óleo de linhaça, oliva, gergelim, castanha etc. Estas são as gorduras insaturadas saudáveis, geralmente muito sensíveis ao aquecimento e por isso recomenda-se que seja acrescentada aos alimentos após o cozimento (não servem para refogar por exemplo). As gorduras poliinsaturadas são as gorduras que facilmete se oxidam, produzindo radicais livres - moléculas altamente realivas que agridem e danificam as células saudáveis do corpo humano causando morte celular e consequentemente doenças e envelhecimento precoce.

Assim podemos desmistificar o conceito de que gordura saturada faz mal e só as gorduras insaturadas fazem bem para nossa saúde.

..........

O ghee é essencialmente composto por ácidos graxos de cadeia curta sendo a maioria de suas gorduras saturadas, que são facilmente digeríveis. Pesquisas indicam que o ghee contém 27% de ácidos graxos monoinsaturados e apenas de 4% a 5% de ácidos graxos poliinsaturados. Como nosso corpo precisa de ambos (saturados e insaturados), essa combinação é muito próxima do ideal. A taxa de absorção do ghee é de 96%, a mais alta de todos os óleos e gorduras. Embora seja um subproduto da manteiga rico em ácidos graxos, pesquisas indicam que ghee não eleva os níveis de colesterol, mas deve-se usar o bom senso na hora de consumi-lo como se faz com qualquer alimento. (fonte)


Como é preparado:




Primeiro, coloca-se a manteiga numa panela de fundo grosso, as melhores são as de barro, bem feitinhas e esmaltadas com esmalte orgânico, porque com o tempo elas tendem a tranpirar. Coloca-se a panela em fogo bem baixinho, quase apagendo e deixa derreter até que uma espuma branca começa a subir.




Essa espuma é nada mais que toda a proteina presente na manteiga, chamada de lactose, além de outras partes sólidas. A ayurveda diz que estas proteínas são Ama ou toxinas e prejudicam a nossa saúde e por isso devem ser retiradas.







Esse processo de retirar a espuma leva umas 12 horas, dependendo da quantidade de manteiga que você usou. No final desse processo de purificação obtém-se o Ghee: dourado, transparente, aromático e Auspicioso.





O ghee é queimado nos templos e pujas (rituais) por toda a Índia.
Acredita-se que “a luz de uma chama de ghee afasta toda a negatividade”.
Na era Védica o ghee era armazenado em potes de cerâmica, lacrados e enterrados por muitas gerações de uma mesma família pois acretita-se que quanto mais antigo é o ghee maior é o seu
potencial terapêutico. Ghee antigo é considerado ouro líquido pois segundo a tradição tem o poder de concentrar ano após ano vitalidade.




Muitas outras culturas pelo mundo utilizam um produto similar ao ghee. No Brasil, ele pode ser comparado à manteiga de garrafa, um preparado comum no nordeste.




algumas referências intessantes:

apostila módulo 2 curso de formação em aromatologia de
Fabián Lazlo

livro: Gordura Inteligentes, Michael A. Schmidit




:

Inspiração:..Ayurveda


Os produtos ayurvédicos Yamuna são elaborados inspirados nos conceitos ayurvédicos de rasa
(sabor) virya (potência), vipak (efeito pós digestivo) e prabhava (efeito sutíl ou mágico) e o
estudo de sua herbologia aplicados às plantas medicinais brasileias respeitando as receitas e proporções
tradicionais da Medicina Ayurvédica.


Produzidos na Costa de cima, no sul da Ilha de Santa Catarina,
sua matéria prima herbácea é de origem nativa, isto é, obtida de plantas locais e coletadas
em seu habitat natural, o que as tornam muito mais equilibradas e potentes.
São fabricados em panelas de barro e em fogão de lenha e os óleos vegetais de suas
composições são prensados a frio e não refinados, preservando o máximo de suas
propriedades terpêuticas.

Dedicação em mãos femininas e conscientes.


"A terra é minha mãe e eu sou seu filho"
Atharva Veda

::

Yamuna, a deusa da purificação









Yamuna
é o nome da Deusa indiana da purificação. Yamuna Devi é representada sentada em cima de uma tartaruga ou peixe dentro da água, elemento a qual ela é relacionada.


É comum encontrar uma imagem feminina representando Yamuna Devi na entrada dos templos hindú, sendo ali colocada como forma simbólica de purificar os fiéis antes de entrar em local sagrado.

O nome Yamuna também batiza o Rio Yamuna, um dos principais afluentes do sagrado rio Ganges. O Rio Yamuna nasce em Yamunotri na cordilheira dos Himalaias e passa pelos estados de Deli, Uttar Pradesh e Haryana antes de se unir ao Ganges em Allahabad. Cidades como Delhi, Mathura, Vrindavan e Agra encontram-se nas suas margens, pelo que este é um dos sete rios sagrados da Índia, considerado segundo em termos de importância religiosa sendo que mais de 50 milhões de Indianos depende de suas águas para viver e o famoso Taj Mahal é rodeado pelo Rio Yamuna.

Segundo a lenda, a deusa do rio Yamuna é a irmã do deus hindú da morte, o deus Yama, e filha do deus do Sol, Surya. Segundo o Mahabharata, o deus Krishna passou a sua infancia nas águas deste rio.




cid-ànanda-bhànoh sadà nanda-sùnoh
para-prema-pàtrì drava-brahma-gàtri
aghanam lavitrì jagat-ksema-dàtri
pavitrì-kriyàn no vapur mitra-putrì


Oh Yamuna, filha do sol! Você é objeto do amor de krishna,
o alvorecer da sagrada consciência eterna
O seu corpo é a forma líquida fluente do corpo de Brahman
Tu limpas os caminhos de todos os seres do mundo trazendo auspiciosidade
Por favor, nos purifique.

Fonte: Yamuna Produtos Artesanais

::

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: