Mercadante, Mercadante, que Mercadante ? |
por Paulo Henrique Amorim
Máximas e Mínimas 1151
Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.
“Ele (Serra) é sem escrúpulo, passa por cima da mãe”.
De Ciro Gomes, numa sabatina na Folha
. O senador Aloizio Mercadante (PT de SP) dispende um enorme esforço para não sumir.
. Derrotado no primeiro turno para governador de São Paulo – venceu o presidente eleito José Serra – tem a mesma vocação do outro senador do PT de São Paulo, Eduardo Suplicy, o tucano filiado ao PT.
. Os dois buscam os holofotes da mídia com a sofreguidão das dançarinas do Faustão.
. Agora, o senador Mercadante quer dar um golpe na Constituição e trazer os royalties do petróleo do litoral do Rio para São Paulo.
. Os royalties do petróleo passaram a ser distribuídos depois de uma heróica batalha do deputado do Rio Bocayuva Cunha, brizolista, que defendia, sobretudo, os interesses legítimos do Rio de Janeiro.
. Agora, essa bandeira passou às mãos de Francisco Dornelles, senador do PP pelo Rio.
. Numa reportagem do Globo deste domingo – Pág. 36, clique aqui para ler -, Dornelles dá a Mercadante o tratamento que ele (Mercadante) merece:
“ Se uma proposta como essa – a de Mercadante de ‘desconcentrar’ os royalties – for aprovada no Congresso, cai no Supremo no dia seguinte.... a Constituição é clara ... Os royalties são compensações para estados e municípios impactados pela produção de petróleo e isso não tem como ser alterado. Mercadante está fazendo um movimento de natureza política, jogando para a platéia.”
. A reportagem do Globo diz: “Petróleo pode mudar a cara da economia (do Brasil)”. “Especialistas estimam que só Tupi – que fica no litoral do RIO, observação de PHA – vai gerar R$ 14 bi em royalties por ano e país (o Brasil) pode dobrar suas exportações”.
. Continua o Globo: há a “... possibilidade de o país (o Brasil) dispor de reservas gigantes de petróleo”.
. O PiG certamente lamenta que a Petrobrás não seja a Petrobrax com que FHC sonhava, a Petrobrás privatizada.
. O PiG certamente lamenta que a Vale não seja a Petrobrás, uma vez que o PiG, sempre que pode, contrasta a eficiência da Vale – privatizada – com a “inépcia” da Petrobras, estatal.
. E Mercadante lamenta, com certeza, ser obrigado a jogar no time do “anti-Rio”, tão caro a São Paulo, para não sumir na planície do planalto central.
Nenhum comentário:
Postar um comentário