segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Discurso do Lula: demo-tucanos se enforcaram com a CPI da Petrobrás e o pré-sal

::

por Paulo Henrique Amorim


A referência a Drummond – “a independência não é um quadro na parede” – no discurso do Presidente do Brasil, na véspera do Dia da Independência, me lembrou as aulas de Português do Colégio de Aplicação, no Rio, onde também estudou o Ministro Franklin Martins, e onde uma severa e inesquecível D. Suely nos obrigava a ler “tenho duas mãos e o sentimento do mundo”.

Clique aqui para ler a íntegra do discurso do Presidente da República do Brasil, já que o PiG (*) o ignorou

E aqui para ver como Fernando Henrique Cardoso, o Supremo demo-tucano se refere ao Sete de Setembro: como “uma palhaçada”

O discurso do presidente Lula é a forma mais inteligente de conduzir a campanha presidencial de 2010.

Inteligente, porque explora a burrice da oposição.

Os demo-tucanos e o PiG (*) – um se nutre nas vísceras do outro (aqui já foi a aula sobre Augusto dos Anjos (**) …) – fizeram ao Presidente da República do Brasil o grande favor de instalar na calada da noite uma CPI da Petrobrás.

E agora se dedicam a transformar o pré-sal numa desgraça que só os clientes do Davizinho podem enfrentar.

Os clientes do Davizinho e os clientes do Farol de Alexandria, que pagam US$ 50 mil por palestra, fora o jatinho.

Com o discurso na véspera do Dia da Pátria, o Presidente da República jogou os demo-tucanos no precipício.

Ele mandou o povo às ruas para reviver a campanha “O Petróleo é Nosso” – clique para ler a entrevista com Maria Augusta Tibiriçá

E avisou à oposição.

Nós vamos comparar o meu governo com o do Fernando Henrique.

Ou seja, vai pendurar o Fernando Henrique no pescoço do Zé Pedágio – clique aqui para ler

Disse o Presidente da República, ontem na televisão:

“De 2003 a 2008, crescemos em média, 4,1% ao ano. Nos últimos dois anos, mais que 5%. O país gerou cerca de onze milhões de empregos com carteira assinada. O desemprego caiu fortemente, de 11,7% em 2003, para 8% hoje. As taxas de juros são as menores das últimas décadas.
Não só pagamos a dívida externa, como acumulamos reservas de 215 bilhões de dólares. E mais: reduzimos a miséria e as desigualdades. Mais de 30 milhões de brasileiros saíram da linha da pobreza. E destes, 20 milhões ingressaram na nova classe média, fortalecendo o mercado interno e dando vigoroso impulso à nossa economia.
O fato é que hoje temos uma economia organizada e em crescimento, que foi testada na mais grave crise internacional desde 29 e saiu-se muito bem. Não só não quebramos, como fomos um dos últimos países a entrar na crise e estamos sendo um dos primeiros a sair dela. Antes, éramos alvo de chacotas e de imposições. Hoje, nossa voz é ouvida lá fora com atenção e respeito.”

O Presidente da República desafiou os demo-tucanos a ir para a rua (e para o PiG*) fazer oposição ao regime de partilha e à destinação do pré-sal ao povo brasileiro.

“O pré-sal é nosso !” – é o tema da campanha que o candidato (ou os candidatos) de Lula vai levar para a campanha.

E o que vão fazer os demo-tucanos ?

Correr pela porta dos fundos da CPI da Petrobrás ?

Essa Petrobrás que, segundo o Presidente da República, é a cara do novo Brasil:

“A Petrobras de hoje é a cara deste novo Brasil. É a oitava maior empresa do mundo. Não existe nenhuma empresa, na Europa, do tamanho dela. Nas Américas, fica atrás apenas de três gigantes norte-americanas. E é a segunda empresa em lucratividade. E, entre as petroleiras, a segunda em valor de mercado no mundo.
A Petrobras chegou aí, entre outros motivos, porque este governo acreditou e investiu, dando condições para que ela aumentasse a produção, encomendasse plataformas, sondas, modernizasse e ampliasse refinarias, treinasse e contratasse funcionários. Além de construir uma grande infra-estrutura de gás natural e entrar na área de biocombustíveis.
O coroamento deste esforço foi exatamente a descoberta, pela própria Petrobras, das reservas do pré-sal. Um feito extraordinário, que encheu de admiração o mundo e de orgulho os brasileiros”

O Conversa Afiada quer ver o senador Álvaro Dias, o gênio que inventou a CPI da Petrobrás, balançar a farta cabeleira ao vento do Paraná e se reeleger contra Petrobrás.

Cuidado, senador, tem petróleo no litoral do Paraná …

Quero ver o Agripino Maia se reeleger senador no Rio Grade do Norte contra a Petrobrás.

Cuidado, senador, Mossoró tem petróleo – e muito.

Quero ver o Arthur Virgílio Cardoso, aquele que tirou o remédio das crianças com o fim da CPMF, se reeleger senador pelo Amazonas contra a Petrobrás.

Tem petróleo e gás no Amazonas, senador.

Quero ver o Zé Pedágio ir para a campanha (inútil) contra a Petrobrás.

Ou ele vai fazer como o Alckmin.

Que privatizou tudo.

Não teve a coragem de defender a privatização que realizou como governador de São Paulo.

E no segundo turno saiu às pressas para o camarim e vestiu a camiseta que o Luiz Gonzalez arrumou para ele com o símbolo da Petrobrás.

Lula ontem repetiu Getúlio (a quem poderia ter citado no discurso …).

Jogou a bomba da Petrobrás no colo dos udenistas.


(*)Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa GolpistaLink

(**) Augusto dos Anjos previu como serão as exéquias do PiG (*) ?

“Velho caixão a carregar destroços -
Levando apenas na tumbal carcaça
O pergaminho singular da pele
E o chocalho fatídico dos ossos !”

Clique aqui para ir mais fundo em Augusto dos Anjos

Fonte: Conversa Afiada

::
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: