quarta-feira, 8 de abril de 2009

Telhado de vidro

::


Após a filha de FHC, é a vez de Tasso Jereissati ver seus pecadilhos expostos


por Cynara Menezes

O PSDB, com o auxílio inestimável de grande parte da mídia, costuma apresentar-se como a oposição “responsável”. No dia a dia, o partido não deixa, porém, de praticar aquele populismo típico de quem está fora do poder. Recentemente, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso nos brindou com novas análises sobre a degenerência da vida política brasileira, como se os tucanos não fizessem parte do cenário. É como aquela indignação míope da elite brasileira, que se enxerga apenas vítima e não parte do problema. Cabe sempre uma pergunta: a que classe pertencem os juízes, os financiadores de campanha, os amigos dos políticos de profissão?

O risco sempre, no caso dos paladinos da moral e da ética, é uma pedra atingir o telhado de vidro. Eis o caso do senador Tasso Jereissati para corroborar essa tese. Na quinta-feira 2, a Folha de S.Paulo informou que Jereissati tem utilizado parte de sua verba oficial de passagens aéreas para fretar jatinhos. À tarde, o senador cearense ocupou a tribuna para rebater as acusações, afirmando ter feito uma operação legal. O diretor-geral do Senado, Alexandre Gazineo, também divulgou nota em defesa de Jereissati, atestando não haver irregularidades no procedimento.

Trata-se de mais um episódio da troca de acusações que teve início com a vitória de José Sarney à presidência da Casa. Desde então, começaram a aparecer na imprensa denúncias de irregularidades administrativas no Senado, atribuídas ao grupo derrotado, formado pela inédita aliança entre o PSDB e o PT para eleger Tião Viana. Logo viria o revide. Viana optou pelo silêncio depois de vir à tona o fato de ele ter emprestado um celular do Senado à filha, em viagem ao México.

Sobrou até para a família do indignado FHC. Luciana, filha do ex-presidente, recebe salário do senador Heráclito Fortes (DEM-PI) sem comparecer ao gabinete. “Como faço coisas particulares e aquele Senado é uma bagunça e o gabinete é mínimo, eu vou lá de vez em quando”, disse Luciana. O Tribunal de Contas da União prometeu apurar o caso.

Da tribuna, Jereissati disse que o Senado vive um clima de denuncismo insuportável. “Confesso que me abato, não gosto disso. Mas não o suficiente para deixar de fazer o que venho fazendo aqui. Vontade dá, de ir pra casa, porque isso aqui está ficando insustentável, insuportável”, disse.

O líder do partido, Arthur Virgílio, chegou a ameaçar pedir uma CPI para investigar a Casa. O tucano pôs tudo em pratos limpos ao declarar publicamente ser uma guerra de dois grupos deflagrada quando Sarney foi forçado a demitir Agaciel Maia, o diretor-geral que não registrou em seu nome uma casa de 5 milhões de reais.

Outro servidor do Senado, José Carlos Zoghbi, deixou a diretoria de Recursos Humanos depois de ser acusado de ceder um apartamento funcional a parentes que não trabalhavam no Congresso.

Fonte: Carta Capital

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: