sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Brasil pode levar vinte anos para erradicar o analfabetismo

::


Brasil pode levar vinte anos para erradicar o analfabetismo

por Cristóvão Feil


10% dos brasileiros não sabem ler nem escrever

Nova pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) afirma que o Brasil pode levar ainda vinte anos para acabar com o analfabetismo.

A taxa de analfabetismo no país é de cerca de 10% da população com 15 anos de idade ou mais.

Entre os mais pobres, a taxa é de 19%. Regionalmente, o problema atinge com mais força o Nordeste, onde 19,4% são analfabetos.

O Ipea, órgão ligado ao Ministério do Planejamento, considera que os programas de alfabetização atuais são pouco eficazes. Contudo, o instituto reconhece a dificuldade de trazer para a escola uma população que está há muito tempo ocupando as posições mais precárias do mundo do trabalho. Informação da Agência Pulsar.

........................

Já o analfabetismo funcional alcança cerca de 75% da população brasileira.

Analfabeto funcional - segundo a Wikipédia - é a classificação dada à pessoa que, mesmo com a capacidade de decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenças e textos curtos, e os números, não desenvolve a habilidade de interpretação de textos e de fazer as operações matemáticas.

Também é definido como analfabeto funcional o individuo maior de quinze anos e que possui escolaridade inferior a quatro anos, embora essa definição não seja muito precisa, já que existem analfabetos funcionais com nível superior (terceiro grau) de escolaridade.

A rigor, portanto, somente 15% da população brasileira - cerca de 30 milhões de pessoas - têm condições de alfabetização plena, ou seja, detêm pleno domínio da leitura, escrita, dos números e das operações matemáticas.

É assustador!

Fonte: Diário Gauche

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: