terça-feira, 14 de abril de 2009

PF afasta Protógenes do cargo por tempo indeterminado

::


da Redação do Terra


A Polícia Federal (PF) afastou do exercício do cargo o delegado Protógenes Queiroz, responsável pela deflagração da Satiagraha, operação que levou à prisão o banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity. A decisão, tomada pelo diretor-geral da PF, delegado Luiz Fernando Corrêa, ocorreu pelo fato de Protógenes responder a um processo disciplinar por ter participado de um comício em Poços de Caldas, Minas Gerais, em setembro de 2008.

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Federal, o afastamento de servidores é comum quando eles são alvo de processos administrativos. No início de abril, o diretor-geral havia anunciado a abertura, pela Corregedoria da PF, de uma investigação contra Protógenes pela participação na campanha política de 2008. Segundo ele, os servidores públicos da ativa não podem se envolver em campanhas políticas.

O afastamento do delegado foi anunciado em portaria no dia 9 de abril e deve durar até o fim da investigação da Corregedoria. Se for confirmada a participação do delegado na campanha eleitoral no interior de Minas, Protógenes pode sofrer punição que vai desde a suspensão até a demissão. O processo, de acordo com a PF, está na fase da coleta de depoimentos das testemunhas.

Em julho do ano passado, Protógenes foi afastado da Satiagraha, depois de surgirem suspeitas de que ele teria vazado informações sobre a operação. Na época, a saída foi justificada pelo fato de o delegado ter iniciado um curso na escola superior da Polícia Federal.

Em novembro, ao retomar suas atividades, Protógenes foi informado de seu afastamento também da Diretoria de Inteligência da PF. Depois disso, o delegado afirmou que entraria com um pedido de indenização contra a PF, mas disse que não tinha pressa para mover a ação.

Fonte: Redação Terra

::

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: