sexta-feira, 17 de abril de 2009

Jackson Lago deixa o Palácio e Maranhão volta à dinastia Sarney: política lá é no fio do bigode!

::

O (agora ex) governador do Maranhão resolveu abandonar o Palácio dos Leões, depois de 24 horas de tensão em São Luís.

Jackson Lago teve seu mandato cassado pelo TSE. A acusação é de compra de votos. Mas, ele prometia resistir e sair "só pela força".

Pelo visto, era bravata.

O site "Jornal Pequeno", do Maranhão, chegou a noticiar na sexta-feira:

O ex-governador Jackson Lago (PDT) está ‘aquartelado’ ou ‘sitiado’ no Palácio dos Leões. A decisão foi tomada pelo governador e pela coordenação do movimento denominado de ‘Balaiada’.

"Não temos o direito de frustrar a esperança do povo. Vamos resistir. Não vamos sair do Palácio dos Leões enquanto não tiverem sido julgados todos os recursos no STF, e no próprio TSE contra a outra candidata", afirmou. (...) Ele convocou seus militantes a ficarem no local e permanecerem em vigília. "Quem quiser, tem que vir até aqui e dizer que é um democrata, um legalista. Dizer: eu não aceito golpe. Estaremos aqui enquanto força tivermos."


Durante a sua fala, a rede de televisão Mirante, afiliada da Globo e propriedade da família Sarney, foi expulsa do palácio aos gritos de "rede mentira
".

Do outro lado, contra Lago, está a oligarquia Sarney - aliada de Lula no plano federal. O TSE diz que Roseana Sarney (que perdeu a eleição para Lago) deve assumir o governo.

Lago precisa deixar o bigode crescer: no Maranhão, a tradição ainda é essa

Lago foi eleito por uma ampla coalizão anti-Sarney. É do PDT de Brizola. Em 61, Brizola se encastelou no Palácio do Piratini em Porto Alegre, para garantir a posse de Jango (Janio Quadros renunciou, e a direita não aceitava a posse do vice, Jango, tido como esquerdista). Brizola convocou o povo, e se defendeu com armas numa mão e microfones na outra, convocando a "Cadeia da Legalidade". Mlitares chegaram a receber ordens de bombardear o Palácio. Mas, não tiveram coragem.

Em 54, Getúlio Vargas tinha avisado aos golpistas: "só saio morto do Catete". Cumpriu a promessa. O Catete era o Palácio onde ficava a sede do Poder Executivo quando Rio era a capital. Vargas deu um tiro no peito e morreu no Palácio.

Em 2009, a legalidade parece estar contra Jackson Lago. Mas, ele apresenta um argumento razoável: se a Justiça considera que a eleição dele foi injusta, mais razoável nã seria convocar novo pleito? Roseana vai ganhar o poder assim, no tapetão?

Roseana já tomou posse na Assembléia Legislativa. E agora: quem comanda a PM?

Quem garantirá a entrada de Roseana no Palácio dos Leões, em São Luís? A Polícia Federal de Lula, aliado dos Sarney?

Quem quiser acompanhar os desdobramentos da crise no Maranhão, pode ler:

- o "Jornal Pequeno", do Maranhão - http://www.jornalpequeno.com.br/2009/4/17/Pagina105159.htm/;

- ou o "Blog do Gilberto Lima" - http://gilbertolimajornalista.blogspot.com/.

O leitor Francisco Venâncio, nos comentários aí embaixo, traz uma visão diferente. Diz que Lago "roubou as eleições", e que faz um governo "tucano-pedetista".

Seja como for, me pergunto se o mais justo, nesses casos, não seria convocar nova eleição popular ou (no caso de transcorrida mais da metade do mandato - como ocorre com Lago) a Assembléa Legislativa indicar um governador para mandato-tampão. Do contrário, vira tapetão.

Francisco também sugere outros blogs para que se acompanhe a crise no Maranhão:

- Walter Rodrigues - http://www.walter-rodrigues.jor.br;

- Ivândro Coêlho - http://cafepequeno-ivandro.blogspot.com/;

- Kenard, http://robertokenard.blog.uol.com.br;

- Luís Cardoso - http://www.luiscardoso.com.br/.

Não tive tempo de checar cada um dos blogs. Mas ficam aí as dicas.

Fonte: O Escrevinhador

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: