sexta-feira, 17 de abril de 2009

Garcia: Ausência de Cuba em cúpula é "anomalia"

::

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Marco Aurélio Garcia : Relações entre países da América Latina não devem ser hierarquizadas
Marco Aurélio Garcia: Relações entre países da América Latina não devem ser hierarquizadas.

por Marcela Rocha
Especial para Terra Magazine

A V Cúpula das Américas reúne nesta sexta-feira 34 governantes latino-americanos em Trinidad e Tobago. O encontro só não contará com representantes de Cuba. Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, adianta a Terra Magazine: "Lula irá dizer que a exclusão da ilha de uma reunião das Américas é uma anomalia".

Leia também:
» Cristina quer estreitar laços com EUA na Cúpula
» Raúl reitera disposição em dialogar com EUA em igualdade

Num embate que se arrasta pela história, Cuba vive há 47 anos sob embargo econômico imposto pelos Estados Unidos. Oficialmente, este não será um dos pontos de pauta da Cúpula, porém governantes do continente tem cobrado "as mudanças" que Obama prometeu. Garcia conta ainda que o presidente brasileiro "dirá que a atitude adotada pelos Estados Unidos em relação a Cuba vai ajudar muito sua imagem" na América Latina.

Nesta segunda-feira, 13, a Casa Branca suspendeu restrições de viagens e remessas financeiras de cubano-americanos para a ilha e autorizou empresas de telecomunicações a operarem no país vizinho.

O presidente Lula valorizou as medidas já adotadas no sentido de atenuar o bloqueio de remessa de dinheiro e circulação de pessoas. Mas, segundo Marco Aurélio, "ele considera fundamental que se amplie, de imediato, a liberação de todos os americanos para irem à ilha".

- Sugeriu ao presidente Obama que fizesse a Cuba o mesmo que foi feito em relação ao Oriente Médio, ou seja, a nomeação de um negociador - acrescenta.

Marco Aurélio ressalta que "as relações entre os países da América Latina não devem ser hierarquizadas, mas na base da cooperação e solidariedade". Avalia que as declarações de Obama ao chegar ao México vão neste sentido.

"Inclusive o presidente Chávez já conversou com Lula para tratarem de ajudar a melhorar as relações com os EUA", diz, antes de ponderar que isto passará por uma conversa entre todos os presidentes.

O presidente Barack Obama tem se mostrado inclinado a oferecer cooperação prática aos países vizinhos. Para o assessor, "ainda são gestos muito pequenos". "Talvez", justifica Marco Aurélio, "porque houvesse a expectativa de que algumas das aberturas importantes que ele fez em relação ao Irã pudessem ser feitas também em relação à América Latina".

Não somente Obama pretende cooperar com os cubanos. Lula vai anunciar brevemente que ajudará, neste momento de crise, os países vizinhos com dinheiro do BNDES. Segundo adiantou seu assessor para assuntos internacionais, "está é uma possibilidade que já foi muito estudada e será anunciada na semana que vem em sua forma concreta de implementação". Os valores ainda são discutidos.

Fonte: Terra Magazine

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: