quarta-feira, 8 de abril de 2009

Falta alguém em Luxemburgo

::

Saiu na Folha (*):

OPERAÇÃO SATIAGRAHA

Luxemburgo é o terceiro país a bloquear bens de Dantas

DA REPORTAGEM LOCAL

A Justiça do principado de Luxemburgo confirmou o bloqueio de valores atribuídos ao banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity, naquele país. O banqueiro é investigado na Operação Satiagraha, que apura supostos crimes financeiros, como lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
O montante é mantido em sigilo. Luxemburgo, conhecido paraíso fiscal rodeado por Alemanha, França e Bélgica, foi o terceiro país a confirmar o bloqueio de contas atribuídas a Dantas ou ao Opportunity no exterior. Os Estados Unidos anunciaram o congelamento de cerca de US$ 400 milhões. O Reino Unido, por sua vez, bloqueou outros US$ 46 milhões.
O Ministério Público Federal e a Polícia Federal, que dizem ter reunido provas sobre a suposta ilegalidade dessas transferências internacionais, querem saber a origem e a rota do dinheiro.
O advogado de Dantas, Andrei Zenkner Schmidt, disse não ter sido informado sobre bloqueio em Luxemburgo e lamentou o vazamento de dados. A defesa do grupo não foi localizada.



por Paulo Henrique Amorim


Quando presidente, o Farol de Alexandria não deixou a Polícia Federal apurar a denúncia de que Sérgio Mota havia aberto uma conta para ele, Fernando Henrique, José Serra e Mário Covas, em Luxemburgo.

O administrador dessa conta seria Ricardo Sergio de Oliveira, aquele que tornou inesquecível o processo de privatização dos telefones, ao dizer para um ministro de Fernando Henrique que estava no limite da irresponsabilidade; que, se desse m…, estariam todos juntos; e onde Fernando Henrique aparece no telefone a participar da operação de venda das empresas estatais, como se fosse um corretor yuppie.

Fernando Henrique tinha até um codinome na patranha: “Bomba Atômica”.

Foi esse o momento Péricles de Atenas do Governo Fernando Henrique.

O excelente livro de Leandro Fortes, “Cayman, o dossiê do medo” (Editora Record), mostra como Fernando Henrique conduziu a investigação para os pilantras que queriam ganhar uma grana com um suposto “dossiê” e afastou a Polícia Federal (o delegado Paulo Tarso Teixeira **) do centro da questão: a lavagem de dinheiro tucano.

A última reunião do G20 decidiu abrir as contas secretas dos paraísos fiscais.

Luxemburgo é alvo número um.

Luxemburgo está no centro da Europa.

Tem a leis de sigilo bancário mais sofisticadas.

Não é à toa que Daniel Dantas (o “brilhante”, segundo Fernando Henrique), lavava dinheiro lá.

Falta alguém em Luxemburgo.

(*)Já estava na hora de a Folha tirar os cães de guarda do armário e confessar que foi “Cão de Guarda” do regime militar. Instigado pelo Azenha – clique aqui para ir ao Viomundo – acabei de ler o excelente livro “Cães de Guarda – jornalistas e censores do AI-5 à Constituição de 1989”, de Beatriz Kushnir, Boitempo Editorial, que trata das relações especiais da Folha (e a Folha da Tarde) com a repressão dos anos militares. Octavio Frias Filho, publisher da Folha (da Tarde), não quis dar entrevista a Kushnir.

(**) Paulo Tarso Teixeira vai reaparecer de forma edificante no dia da prisão de Naji Nahas, Celso Pitta e Daniel Dantas, quando tentou aos berros e com palavras de baixo calão impedir o ínclito delegado Protógenes Queiroz de cumprir uma decisão judicial: prender os três.

Em tempo: Fujimori foi condenado. A Justiça comprovou que Menem levava grana da Siemens. Salinas refugiou-se na Irlanda. Os presidentes do Consenso de Washington, os privatizadores, já foram mais felizes…

Fonte: Conversa Afiada

::
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: