terça-feira, 14 de abril de 2009

A educação paulista

::

Da Folha:

Nenhuma escola de ensino médio atinge meta em SP

Só dez unidades de 4ª série na capital paulista obtiveram nota considerada adequada

Dados do Saresp mostram que unidades de 6ª e 8ª séries também ficaram com desempenho abaixo da meta em português e matemática.

por FÁBIO TAKAHASHI e EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Nenhuma escola estadual da capital paulista que oferece sexta e oitava séries ou ensino médio tem médias consideradas adequadas em português e matemática, conforme critério da própria Secretaria da Educação. Na quarta série, apenas dez unidades atingiram o patamar.

O governo José Serra (PSDB) mantém 580 escolas com quarta série na capital paulista; 632 têm sexta; 619, oitava; e 588, ensino médio (antigo colegial).

Os dados estão presentes no Saresp, exame anual aplicado pelo Estado, cujos resultados foram divulgados na semana passada. A tabulação dos resultados das unidades na capital foi feita pela Folha.

(…) Ontem, durante a posse do novo secretário da Educação, Paulo Renato Souza, Serra afirmou que, “em questão de prédios, de merenda, de transporte, a situação é de boa para excelente. As professoras são muito simpáticas, e os alunos têm vontade de aprender. Mas isso não está acontecendo.”

O tucano apontou como ações para a melhora da qualidade do ensino a criação de materiais pedagógicos e a bonificação por desempenho (pago aos educadores a partir do resultado de sua unidade) -projetos já em andamento. Já o novo secretário da Educação afirmou que “os resultados estão melhorando. O problema é que muitas vezes espera-se grandes mudanças em pouco tempo.”

Comentário de Luis Nassif:

Fica evidente a razão da ex-Secretária Maria Helena ter divulgado as escolas que ganharam o bônus, mas ter evitado divulgar os resultados absolutos. Provavelmente em 2010 o governo Serra será conhecido por grandes obras - Rodoanel, viadutos imensos - e fracasso em políticas sociais, educação, seguraça e na gestão de empresas públicas (Nossa Caixa e Sabesp). E, agora, com um Secretário de Segurança que se autodenomina “linha dura”.

Nos anos 80 e 90, era justamente a restrição que os progressistas que acreditavam em Serra faziam ao estilo Maluf de governar.

Fonte: Luis Nassif Online

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: