segunda-feira, 13 de abril de 2009

Convite aos Estudantes e Professores

::

por Celso Marcondes

Uma ótima notícia para os leitores de CartaCapital: acontece nos dias 6 e 7 de maio próximo, em São Paulo, o II Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade. Ele é aberto para estudantes e professores, mediante inscrição prévia pelo site do evento, http://www.comunicacaoesustentabilidade.com.br onde já aparece toda programação.

CartaCapital, que apóia o evento, tem direito a uma cota de convites que abre agora para os leitores do site. Basta pedir a inscrição no espaço abaixo, destinado aos comentários, dando seu nome completo, e-mail, cidade de origem e escola onde leciona ou estuda. Se você for rápido, receberá a confirmação de sua inscrição. As vagas são limitadas.

Nos dois dias do Fórum serão realizadas quatro mesas de debates, com os temas: “Respeitar e Cuidar da Comunidade da Vida”, “Justiça Social e Econômica”, “Democracia, Não Violência e Paz” e “Integridade Ecológica”.

Nelas estarão participando grandes autoridades internacionais. Entre eles, três ganhadores de Prêmio Nobel, Edmund Phelps, Mohan Munasinghe e David Trimble.

Phelps levou o Nobel da Economia de 2006, por criar a teoria das bases microeconômicas do desemprego e da inflação. É professor de política econômica da Universidade de Columbia, Nova York, e um dos fundadores do Centro do Capitalismo e Sociedade - Unidade do Centro de Estudos da Globalização e Desenvolvimento Sustentável do Instituto da Terra.

Munasinghe (veja entrevista exclusiva com ele na CartaCapital desta semana) vem do Sri Lanka, vice-presidente do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), ganhou o Nobel da Paz de 2007. É internacionalmente reconhecido como expert em energia, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas.

David Trimble é de outra área. Foi agraciado com o Nobel da Paz de 1998, devido sua atuação como negociador do acordo de paz – o Acordo de Belfast - na Irlanda, entre os unionistas protestantes e os católicos. Foi primeiro-ministro da Irlanda do Norte e presidente do partido protestante do Ulster.

Além deles, virá da Colômbia o intelectual Bernardo Toro, do Japão, a missionária Monja Cohen e, dos Estados Unidos, a física Danah Zohar.

A bancada brasileira também é muito significativa. Estará presente o ministro da Educação Fernando Haddad, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, a senadora Marina Silva, o diretor da Vale, Demian Fiocca, o filósofo Mario Sérgio Cortella e o teólogo Leonardo Boff.

CartaCapital, que é apoiadora do Fórum, estará representada em uma das mesas pelo seu consultor editorial, o professor da Unicamp, Luiz Gonzaga Belluzzo, um dos mais conceituados economistas do País.

A primeira edição do Fórum aconteceu no ano passado, em Brasília, e teve como referência a “Carta da Terra”, que também servirá de base para o seminário deste ano. A “Carta da Terra” é uma declaração de princípios fundamentais para a construção de uma sociedade global no século XXI, para que seja justa, sustentável e pacífica.

Patrocinado pela Vale, Petrobras, Banco do Brasil e pela Financeira Brasília, o II Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade também vai inovar na forma. Os mediadores serão jornalistas e profissionais de comunicação, que encaminharão os debates de uma forma leve, dando mais oportunidades para o diálogo com o público.

O evento será acompanhado em tempo real por estudantes de mais de 50 universidades da América Latina.

Fonte: Carta Capital

::
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: