terça-feira, 14 de abril de 2009

Bunge explora trabalhadores como se fossem escravos

::




A transnacional de grãos é líder em exportações do agronegócio


A Justiça do Trabalho de Minas Gerais proibiu a primeira usina de álcool da Bunge no mundo, em Santa Juliana (MG), de submeter trabalhadores a jornadas exaustivas e de reter carteiras de trabalho além do prazo de 48 horas. A informação é da Folha, de hoje.

A Bunge - líder brasileira em exportações do agronegócio - é dona desde 2007 da usina Santa Juliana, que fica na cidade do mesmo nome, a 449 km de BH.

No total, o juiz Edmar Salgado expediu 25 determinações à empresa com base em ação civil pública do MPT (Ministério Público do Trabalho).

O procurador do Trabalho Rafael Gomes diz que a Bunge não melhorou as condições de trabalho quando assumiu o controle da Santa Juliana, em 2007.

Segundo o MPT, cartões de ponto entregues em junho de 2008 pela Santa Juliana mostravam que trabalhadores continuaram sendo submetidos a jornadas de trabalho de mais de dez horas diárias.

A usina também desconsiderava nos pagamentos as horas gastas pelos trabalhadores no itinerário entre a cidade e a área rural, segundo o procurador.

Segundo o MPT, cortadores de cana foram mantidos em cidades próximas sem apoio para estadia e alimentação enquanto aguardavam convocação para a lavoura.

No período de inatividade, de acordo com o procurador, eles ficaram com a carteira de trabalho retida e, com isso, foram impedidos de trabalhar para outras empresas.

...................

Quando você for ao supermercado fazer suas compras, lembre-se: a Bunge fabrica e vende alimentos de origem transgênica, mas omite do consumidor essa condição das matérias-primas. Se o alimento de origem transgênica é tão saudável como divulgam de forma irresponsável os seus defensores, por que não exaltar nos rótulos e anúncios esse predicado tão "nobre" e "benéfico" à saúde do consumidor?

Anote. Os alimentos mais conhecidos são: óleos e margarinas marca Cyclus, margarina Delícia, óleo e margarina Primor, azeite de oliva Cocinero, óleo Soya, óleos Salada, e azeite de oliva Andorinha.

A Bunge ainda fabrica várias marcas de fertilizantes químicos: Iap, Manah, Serrana e Ouro Verde.

Fonte: Diário Gauche

::

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: