quinta-feira, 4 de junho de 2009

FSM 2010 pode ser na Bahia e no Rio Grande do Sul

::

por Renato Rovai

Está praticamente fechado que o Fórum Social Mundial de 2011 vai ser no Senegal. Mas, antes disso, outros dois Fóruns devem agitar o Brasil no começo do ano que vem.

Está quase tudo certo para que em janeiro de 2010, em datas subseqüentes, um Fórum na região metropolitana de Porto Alegre e outro em Salvador busquem uma certa complementariedade de pauta e de agendas.

A idéia é fazer um evento na região metropolitana de Porto Alegre para celebrar dez edições de Fórum Social Mundial, já que a primeira foi em 2001. E ao mesmo tempo refletir sobre o que mudou no mundo, como deve ser o FSM daqui pra frente etc. Dessa vez o evento não seria apenas na capital, envolveria também as cidades próximas, onde há vários governos progressistas, comandados principalmente por prefeitos petistas.

Quando esse Fórum Social Mundial acabasse, começaria outro em Salvador com o objetivo de discutir a crise mundial e as alternativas progressistas para superá-la. A intenção é levar os movimentos sociais e governos de países latino-americanos e africanos para construir uma agenda e firmar compromissos de superação dessa crise.

Neste FSM pela primeira vez funcionaria uma cúpula de chefes de Estado que buscaria promover um grande pacto com o movimento social altermundista. Considero as duas propostas muito interessantes.

Fonte: Blog do Rovai - Revista Fórum

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: