sexta-feira, 5 de junho de 2009

DESAFIAMOS O SECRETÁRIO-LOBISTA DE SERRA

::

SECRETÁRIO-LOBISTA DE SERRA RECEBE DINHEIRO DE AUTARQUIAS PAULISTAS




Veja aqui mais algumas fontes pagadoras de Paulo Renato Souza
..
Você já sabe que, além de exercer o cargo de Secretário da Educação no governo de Zé Chirico, o deputado federal licenciado e ex-ministro de FHC ocupa-se, também, de seu escritório de lobby, a PRS Consultores, que ensina o caminho das pedras a várias editoras de livros didáticos.
Já sabe, igualmente, que, além de ser vizinho de porta de uma das empresas do grupo Santillana - um dos gigantes dos livros didáticos no Brasil - , Paulo Renato senta-se numa das cadeiras do Conselho Consultivo deste conglomerado espanhol.
O tucano deve mesmo ser muito bom conselheiro, e só a gente aqui não sabia disso. Agora, sabemos.
Paulo Renato é membro do Conselho Administrativo da CPOS - Companhia Paulista de Obras e Serviços, uma empresa de economia mista, vinculada à Secretaria Estadual de Economia e Planejamento, responsável pelas soluções de engenharia elaboradas para os órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado de São Paulo. O cargo é remunerado, conforme o Estatuto Social da organização (veja no site). E, caso você esteja achando que este Cloaca News está pegando no pé do pobre Paulo Renato, dê uma espiadinha na terceira coluna desta ata, publicada no Diário Oficial.
Ocorre que estamos tratando de um homem muito dinâmico, cheio de energia. Vai daí que acabamos encontrando o incansável Secretário da Educação também no Conselho de Administração da EMAE - Empresa Metropolitana de Águas e Energia - outra autarquia que sabe reconhecer, em espécie, o valor de um bom conselho. Para conferir mais uma eletrizante ata, clique aqui.
Com tantos afazeres, é provável que o tucano não encontre tempo de responder a este Requerimento de Informação feito pelo deputado estadual Rui Falcão, na Assembléia Legislativa paulista.

********
DESAFIAMOS O SECRETÁRIO-LOBISTA DE SERRA



Excelentíssimo Senhor Paulo Renato Souza, Secretário da Educação do Estado de São Paulo: diga-nos, por favor, em que dia e em qual página do Diário Oficial paulista foi publicada a contratação, pela Vossa pasta, dos serviços de assessoria de imprensa e "planejamento estratégico de comunicação" da empresa Fator F, aquela de que tratamos duas postagens abaixo. E nos informe, por gentileza, quanto custa ao contribuinte esses "serviços", de onde sai o dinheiro que os remunera e qual a vigência do contrato.
Vossa Excelência não precisa vir até este Cloaca News para prestar tão singelos esclarecimentos. Mais prático será convocar algum repórter da Folha de S.Paulo ao seu gabinete e demonstrar a lisura das tratativas, não é?
Ou será que Vossa Excelência deseja que nós aqui nos incumbamos de tal mister?
Até amanhã, Secretário!

***********
*

SOLUÇÃO DA CHARADA ANTERIOR: COMO O SECRETÁRIO-LOBISTA DE SERRA RESOLVEU SEUS PROBLEMAS DE “COMUNICAÇÃO”



Justamente agora que o sabujíssimo Gilberto Dimenstein ocupa a democrática tribuna da Folha Online para felicitar os professores paulistas pelo “fracasso” de sua greve, este Cloaca News aproveita a oportunidade para destrinçar mais algumas tramóias do Excelentíssimo Sr. Paulo Renato Souza, Secretário da Educação do governo Zé Chirico. As esclarecedoras (e estarrecedoras) informações, trazidas à luz pelo trabalho incansável de nossa destemida colaboradora NaMaria, permitirão aos leitores formar uma vaga idéia do tipo de gente que pretende tomar de assalto a Presidência da República, em 2010.
A pergunta básica é: como Roger Ferreira e seu sócio da Fator F, e mais a equipe que trabalha diretamente com Paulo Renato (os jornalistas Diana Medeiros, Fernanda Canto, Luciana Souza, Manuela Salu Miranda Sá, Maria Teresa Pinheiro Moraes e Ronaldo Tenório), foram contratados pela Secretaria da Educação paulista para o trabalho de assessoria de imprensa?

Como sabemos, existem algumas formas de contratação pelo Estado: por concurso público; ou por exercer cargo de confiança do Secretário, Governador...; ou licitação (no caso de pessoa jurídica); ou contratação por dispensa de licitação; ou contratação por notório saber (trabalho pontual, temporário, breve e específico, mais raro). Em qual das categorias está o Roger? Nenhuma. Em quaisquer dos casos acima haveria documentação e publicação no Diário Oficial. No caso de Roger Ferreira ou da Fator F, lamentamos informar: nada consta.
.
Um conhecido axioma nos faz relembrar que “o bandido sempre volta ao local do crime”. Competentíssimos que são, Roger e seu sócio Émerson Figueiredo conhecem bem o caminho das pedras: o primeiro foi Secretário de Comunicação do governo de São Paulo entre março de 2004 e março de 2006, e Émerson Secretário-adjunto de Comunicação do governo paulista entre março de 2004 e março de 2006. Ao que tudo indica, foi exatamente pelas portas da mesma Secretaria de Comunicação - SECOM - que voltaram à ativa na Educação.
O atual Secretário de Comunicação é Bruno Caetano. Em sua pasta, vemos pelo Diário Oficial que três agências de publicidade ganharam concorrência de muitos milhões, em 2008, e lá continuam até hoje, graças aos famosos aditivos - já foram feitos quatro (vide abaixo, com links e valores). Tudo isso pode durar 5 anos, sem maiores burocracias. Eis as empresas: Adag, Contexto e Lua Branca. Para as três há recursos do Gabinete da Secretaria de Educação, mas dentro da Secretaria de Comunicação - SECOM.
.
Como assim? – você perguntará.
.
Vamos resumir e simplificar os códigos criptografados da Secretaria da Educação: cada coisa tem um valor e cada valor fica em um lugar. Se quero comprar bananas nanicas, mas sou da Educação e não tenho verba para bananas nanicas em meu gabinete, posso recorrer ao gabinete da Saúde que tenha esta verba guardada para eu comprar bananas nanicas. O receptáculo da grana é identificado com um código: UGE. Significado das letrinhas: Unidade Gestora Executora.

As agências possuem cada uma quatro UGE 080101, sendo que a Contexto tem cinco. Este código é ligado à Secretaria da Educação, como se verá mais abaixo, nos contratos. Não esqueça: UGE 080101 - esta denominação permite tal tipo de pagamento; nisto está embutido o assessor de imprensa, equipe, publicidade em geral e que tais.

São estes os UGE, no mesmo contrato das três agências publicitárias, dentro das respectivas pastas, de acordo com o site da Secretaria da Fazenda de São Paulo:
080101 - Secretaria da Educação - Gabinete do Secretário
260101 - Secretaria do Meio Ambiente - Gab. do Secretário
450102 - Secretaria de Comunicação - SECOM - Unidade de Marketing
130101 - Secretaria de Agricultura e Abastecimento - Gab. Secretário e Assessorias
200101 - Secretaria da Fazenda - Gab. do Secretário e Assessorias
090101 - Secretaria da Saúde - Gab. do Secretário e Assessorias
.
Ou seja: o dinheiro da Secretaria de Educação está na SECOM, e esta paga os gastos da primeira com publicidade, propaganda, assessoria de imprensa, equipe... E, de dentro da SECOM, o dinheiro chega, de alguma maneira, na conta bancária de Roger Ferreira e briosa equipe. É assim que ele é pago. Seu nome não aparece em página alguma do Diário Oficial - apenas na badalação dos jornais mundanos.

Estamos enganados, Excelentíssimo Secretário e Conselheiro Paulo Renato?

Para ver com alguns detalhes os contratos das agências de publicidade, tais como foram publicados no Diário Oficial, clique aqui.
A propósito, existem curiosas coincidências no site da empresa APPM, gerida por um certo Antônio de Pádua Prado Júnior, vulgo Paeco. Mas isto são outros 500…

Fonte: Cloaca News

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: